Rostec avaliará a possibilidade de reiniciar a produção dos jatos comerciais Tu-214 e Il-96

104

Il-96

O chefe da Rostec, Sergei Chemezov, pediu a exploração da possibilidade de retomar a produção em série de aeronaves Tu-204/214 de médio curso e aeronaves Il-96 de longo alcance. Segundo ele, diante de sérias restrições, as empresas russas estão enfrentando tarefas de grande escala que exigem soluções urgentes.

“No contexto de sérias restrições à operação de aeronaves civis de fabricação estrangeira, tarefas de grande escala estão sendo enfrentadas pela indústria de aviação doméstica. Além disso, elas precisam ser resolvidos em um prazo muito apertado. Isso diz respeito principalmente à expansão da produção de aeronaves existentes. Também é necessário considerar a possibilidade de retomar a produção em série do Tu-204/214 de médio curso e do avião russo de fuselagem larga Il-96”, disse Chemezov.

A prioridade incondicional para a indústria russa é a substituição acelerada de importações de produtos, tecnologias e sistemas-chave, acrescentou o CEO da Rostec. “A retomada da produção é considerada uma medida adicional antes da implantação da produção em massa em larga escala dos novos aviões SSJ-NEW e MS-21 substitutos de importação, que estão no mesmo nível das melhores aeronaves do mundo”, disse ele.

A aeronave de passageiros de fuselagem estreita de médio curso Tu-204 é produzida na fábrica da Aviastar-SP em Ulyanovsk e na KAPO S.P. Gorbunov em Kazan (modificação Tu-214). Ele usa motores russos PS-90A. O avião de passageiros de fuselagem larga de passageiros Il-96 é fabricado na fábrica da Voronezh Joint-Stock Aircraft Building Company.

Anteriormente, o vice-primeiro-ministro da Rússia, Yuri Borisov, não descartou que as empresas domésticas pudessem aumentar a produção de aeronaves civis de passageiros Il-96 e Tu-214. Segundo ele, hoje as duas aeronaves são produzidas em pequenos lotes para clientes especiais.

Tu-214ON

FONTE: www.kommersant.ru

wpDiscuz