General da USAF: Caças F-35 dos EUA tiveram um encontro com os novos J-20 da China – ‘Eles voam muito bem’
O papel exato da nova máquina chinesa ainda não foi inferido pela USAF
A Força Aérea dos EUA conseguiu avaliar o caça chinês Chengdu J-20 de quinta geração de forma relativamente próxima, diz o FlightGlobal.
O comandante das Forças Aéreas do Pacífico dos EUA, general Kenneth Wilsbach, diz que os caças multifuncionais Lockheed Martin F-35 dos EUA tiveram um encontro (ou mais, Wilsbach não forneceu detalhes) com a frota de J-20 no Mar da China Oriental.
No entanto, de acordo com Wilsbach, é muito cedo para dizer qual o papel planejado para a aeronave na Força Aérea Chinesa. Até agora, os Estados Unidos só o viram em seu papel de superioridade aérea.
“Mas eles voam muito bem. Recentemente, tivemos [uma situação] em que chegamos bem perto dos J-20 com nossos próprios F-35 e estamos relativamente impressionados com o desempenho do sistema de gerenciamento relacionado à máquina ”, descreve Wilsbach.
“O voo deles é relativamente profissional, mas ainda é cedo para dizer se o J-20 é semelhante ao F-35, uma máquina capaz de uma ampla variedade de tarefas, ou se ele é como o F-22, um caça predominantemente de superioridade aérea que também tem capacidade ar-terra.”
Segundo Wilsbach, a aeronave de vigilância chinesa KJ-500 também desempenha um papel significativo na guerra ar-ar do país: o radar ajuda os mísseis dos caças chineses a atingir seus alvos.
Os caças J-20 empregam o míssil PL-15 com 107 milhas marítimas de alcance (200 km).
FONTE: www.tekniikkatalous.fi