Força Aérea do Paquistão recebe formalmente caças chineses J-10C, rivais dos Rafales indianos
KAMRA: A Força Aérea do Paquistão (PAF) apresentou formalmente uma moderna aeronave de combate multifuncional J-10C de fabricação chinesa, também conhecida como “Dragão Vigoroso”, durante uma cerimônia realizada na Base Aérea de Kamra na sexta-feira.
O primeiro-ministro Imran Khan participou da cerimônia de posse do caça monomotor a convite do chefe do Chief of the Air Staff (CAS), marechal do ar Zaheer Ahmad Babar, juntamente com outros ministros federais e o embaixador chinês.
Durante a cerimônia, o primeiro-ministro testemunhou um emocionante sobrevoo de várias formações de aeronaves, incluindo os recém-incorporados J-10C, F-16, JF-17 e Mirages, que exibiram uma sofisticada gama de aviônicos e armamentos.
Após o sobrevoo, o primeiro-ministro testemunhou o pouso de cinco aeronaves J-10C, que foram introduzidas no 15º Esquadrão.
O J-10C é equipado com um radar ativo de varredura eletrônica (AESA) maior do que o usado pelo JF-17 Block 3.
A aeronave pode transportar mísseis ar-ar de quarta geração, como o PL-10 de curto alcance e o PL-15 além do alcance visual.
De acordo com uma reportagem da mídia estrangeira, a China entregará um total de 25 caças J-10C ao Paquistão, aumentando significativamente a capacidade militar do país para defender o espaço aéreo.
Depois de ser testado em Chengdu, o primeiro lote de aeronaves de combate chegou ao Paquistão há alguns dias.
Imagens de um caça J-10C com as marcas da Força Aérea do Paquistão (PAF) surgiram recentemente nas mídias sociais e foram amplamente divulgadas pelos meios de comunicação.
Analistas chineses elogiaram a mais recente cooperação de defesa entre a China e o Paquistão, dizendo que a medida é significativa para ambos os países porque fortalece as capacidades de combate das forças armadas paquistanesas, promove o equipamento de aviação da China e atende aos interesses de segurança regional.
“O J-10C melhorará significativamente as capacidades de combate da Força Aérea do Paquistão”, previram analistas chineses.
“O J-10C é um caça de tamanho médio de 4,5 geração que é mais poderoso que o caça leve sino-paquistanês JF-17, que está atualmente em serviço com a Força Aérea do Paquistão”, disse Shi Hong, editor-chefe executivo da Shipborne Weapons, ao Global Times.