Drone proveniente da zona de guerra voa sobre países da OTAN sem ser molestado
Aeronave não pilotada caiu na Croácia depois de sobrevoar Romênia e Hungria
Um drone que sobrevoou vários países da Otan desde a zona de guerra ucraniana caiu durante a noite nos arredores da capital croata, Zagreb, provocando uma forte explosão e danificando carros estacionados, mas não causando ferimentos, disseram autoridades locais na Sexta-feira.
Um funcionário da Otan, falando sob condição de anonimato, disse que a “defesa aérea e antimísseis integrada da aliança rastreou a trajetória de voo de um objeto que posteriormente caiu em Zagreb”.
Anteriormente, o presidente croata Zoran Milanovic havia expressado preocupação sobre como “como um drone relativamente pouco sofisticado voou por mais de uma hora sobre os países da OTAN sem ser detectado”.
Milanovic disse que “está claro” que veio da Ucrânia. Um comunicado emitido pelo governo da Croácia disse que a “aeronave militar sem piloto” entrou no espaço aéreo croata da vizinha Hungria a uma velocidade de 700 km/h (430 mph) e uma altitude de 1.300 metros (4.300 pés).
“De acordo com as informações que tenho até agora, este objeto voador foi fabricado na Rússia, não temos certeza se pertence ao exército russo ou ucraniano”, disse o primeiro-ministro croata Andrej Plenkovic. Hungria, e de acordo com o primeiro-ministro (húngaro) Orban, chegou à Hungria vindo da Romênia.”
O governo disse que uma investigação criminal oficial será iniciada e a Otan foi informada. O acidente significa que o grande drone voou por pelo menos 560 quilômetros sobre a Croácia, Hungria e Romênia, todos membros da aliança militar ocidental.
Especialistas militares da revista online The War Zone disseram que a aeronave é provavelmente um drone de reconhecimento Tu-141 “Strizh” da era soviética que deve ter tido um mau funcionamento grave. Ele disse que a Ucrânia é o único operador atual conhecido do Tu-141, que tem uma envergadura de quase 4 metros (12 pés) e pesa pouco mais de 6 toneladas.
O conselheiro do Ministério da Defesa ucraniano, Markian Lubkivskiy, foi citado pela agência de notícias Interfax como negando que o drone que caiu na Croácia fosse ucraniano. Ele culpou a Rússia.
“Este drone não tinha marcações ucranianas”, disse ele. “Havia estrelas vermelhas nele” – um símbolo dos militares russos.
A Embaixada da Rússia em Zagreb disse que o drone foi fabricado na Ucrânia e que as forças russas pararam de usar Tu-141 desde a dissolução da União Soviética em 1991.
Ele disse que o drone caiu em Zagreb depois de ficar sem combustível.
O ministro da Defesa croata e o chefe do Estado-Maior do Exército descreveram o incidente como “sério”, mas disseram que mais detalhes serão revelados após a investigação em andamento.
As duas autoridades disseram em entrevista coletiva que a Croácia respondeu ontem à noite com o fechamento de seu espaço aéreo. Eles disseram que estiveram em contato com países vizinhos e a Otan e se recusaram a revelar de quem era o drone.
“Não podemos dizer neste momento de quem era. Esses são objetos voadores relativamente antigos que foram usados na União Soviética”, disse o chefe de gabinete, almirante Robert Hranj.
O ministro das Relações Exteriores da Hungria, Peter Szijjarto, disse em um post de mídia social na sexta-feira que as autoridades húngaras também estão investigando.
“De acordo com as informações atualmente disponíveis, o espaço aéreo de vários estados membros da Otan, incluindo a Hungria, estava envolvido no voo do drone”, disse ele.
O sistema de vigilância do espaço aéreo da Romênia disse ter visto na quinta-feira, 10 de março, um pequeno objeto aéreo que voou no espaço aéreo nacional por menos de três minutos.
A aeronave vindo da Ucrânia entrou por volta das 23h23 e deixou o espaço aéreo romeno por volta das 23h26, em direção à Hungria, disse.
“A evolução desta aeronave objeto por um tempo muito curto no espaço aéreo nacional, a alta velocidade, a baixa altitude de voo, associada ao terreno acidentado e às condições meteorológicas da época, não permitiu a utilização de outras medidas procedimentais para identificar esta aeronave em voo”, disse um comunicado.
O prefeito de Zagreb, Tomislav Tomasevic, disse que partes do objeto voador estão espalhadas em vários locais. Ele disse que as descobertas iniciais indicavam que foi um acidente.
“Ninguém ficou ferido e isso é uma boa sorte”, disse Tomasevic. “É um objeto relativamente grande. … É incrível que ninguém se machucou.”
A polícia croata disse que chegou ao local da explosão nos arredores de Zagreb após ligações de cidadãos locais. Eles disseram que encontraram uma grande cratera e dois pára-quedas em uma área arborizada. Alguns carros estacionados foram danificados.
Fotos da cena mostram pedaços de metal dos destroços espalhados pelo chão, um paraquedas pendurado em galhos de árvores e o que parece ser uma parte de uma asa. A polícia isolou a área para investigação. O Tu-141 possui paraquedas para pousos suaves.
Testemunhas citadas pela mídia disseram que primeiro ouviram uma grande explosão que sacudiu o chão, depois um cheiro fétido de querosene.
FONTE: AP, via WDRB