A Ucrânia recebeu um novo carregamento de drones armados Bakar Bayraktar TB2 fabricados na Turquia no início desta semana, de acordo com um post no Facebook do ministro da Defesa da Ucrânia.

“Novos drones já chegaram à Ucrânia e estão em serviço de combate”, disse Oleksiy Reznikov na quarta-feira.

A Janes, uma empresa de inteligência e análise de defesa, informou que rumores da entrega já haviam circulado depois que os transportes da Força Aérea turca foram vistos voando de Ancara para um aeroporto no sudeste da Polônia, perto da fronteira com a Ucrânia.

Os drones têm sido um reforço de moral significativo para a Ucrânia nos primeiros dias da invasão russa, além de seus sucessos táticos limitados, explicou o especialista em guerra de drones Samuel Bendett em uma entrevista na terça-feira ao Military Times.

Antes da invasão, oficiais da Ucrânia disseram que tinham aproximadamente 20 Bayraktar TB2s. O país também fechou acordos com a Turquia para comprar mais e, finalmente, produzir componentes-chave para um novo e maior drone Bayraktar em solo ucraniano.

De acordo com Stijn Mitzer , um analista de inteligência de código aberto que rastreia a destruição de equipamentos na guerra, os TB2s foram responsáveis ​​por 33 perdas de veículos russos , incluindo dois trens de logística. Isso é menos de 10% do total estimado de perdas de veículos da Rússia até o momento, segundo Mitzer.

É impossível verificar de forma independente a extensão das perdas, e os oficiais de cada lado têm estatísticas muito variadas, mas Mitzer documenta uma foto única para cada perda de veículo, o que significa que seus totais provavelmente são uma subconta.

No entanto, o que Bendett chama de “mitologia do Bayraktar” persistiu porque a Rússia até agora falhou em usar adequadamente seus sistemas de defesa aérea conforme projetado em sua estrutura de força, além do aparente fracasso da força aérea russa em neutralizar a própria força aérea e a aviação da Ucrânia. defesa.

“[Na Ucrânia], a Rússia não parece exibir as mesmas táticas, técnicas e procedimentos que pratica há anos e busca aperfeiçoar na Síria… [para fornecer] cobertura adequada às suas forças terrestres”, disse Bendett.

“O fato de haver [Bayraktars] sobreviventes em algum lugar é uma vergonha [para a Rússia]”, acrescentou o analista do think tank da CNA. “Claramente.”

A entrega também é um potencial significante de uma mudança no apoio da Turquia para a Ucrânia , apesar do silêncio do presidente Recep Tayyip Erdogan sobre a invasão. A Turquia também bloqueou a entrada de navios de guerra russos no Mar Negro para se juntar à luta, de acordo com um tratado internacional que permite à Turquia fazê-lo em tempos de guerra.

O genro de Erdogan e um dos principais executivos de Baykar, Selçuk Bayraktar, denunciou a “invasão ilegal” da Rússia em um tweet de 25 de fevereiro .

E o irmão de Selçuk, Haluk Bayraktar, CEO da empresa, postou uma foto antiga dele com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na quinta-feira. Ele expressou seu apoio aos defensores, dizendo: “Que a vitória vá para as pessoas corajosas que defendem apaixonadamente sua pátria dos invasores”.

Não está claro, porém, quantos drones vieram na nova entrega, nem está claro se essas entregas continuarão à medida que a guerra se arrastar.

FONTE: Military Times

LISTA DE ALVOS ATINIGOS POR DRONES

(FONTE: Defending Ukraine – Listing Russian Army Equipment Destroyed By Bayraktar TB2s)

  • Armoured Fighting Vehicle (1)
    1 Unknown AFV: (1)
  • Towed Artillery (4)
    4 152mm 2A65 Msta-B howitzer: (1) (2) (3) (4)
  • Surface-To-Air Missile Systems (5)
    1 9A310M1 TELAR (for Buk-M1-2): (2)
    1 9A39M1 TEL (for Buk-M1-2): (1)
    1 9A310M2 TELAR (for Buk-M2): (1)
    1 9A39M2 TEL (for Buk-M2): (1)
    1 Tor-M2: (1)
  • Communications Station (1)
    1 Unknown communications station: (1)
  • Logistics Trains (2)
    2 Fuel train: (1) (2)
  • Trucks, Vehicles and Jeeps (20)
    2 KamAZ 6×6: (1) (2) (3 and 4)
    4 KamAZ-6350 8×8 artillery tractor: (1) (2) (3) (4)
    1 Ural-4320: (1 and 2)
    2 Unknown truck: (1)
    8 Unknown supply truck: (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 and 8)
wpDiscuz