Quatro caças russos violaram brevemente o território sueco sobre o Mar Báltico, disseram as Forças Armadas suecas na quarta-feira, provocando rápida condenação do ministro da Defesa do país.

Dois caças russos Su-27 e dois Su-24 entraram brevemente no espaço aéreo sueco a leste da ilha sueca de Gotland, no Mar Báltico (ver mapa abaixo), disseram as Forças Armadas da Suécia em um comunicado, acrescentando que jatos suecos JAS 39 Gripen foram enviados para documentar a violação.

“A violação russa do espaço aéreo sueco é, obviamente, completamente inaceitável”, disse o ministro da Defesa, Peter Hultqvist, à agência de notícias TT. “Isso levará a uma resposta diplomática firme da Suécia. A soberania e o território suecos devem sempre ser respeitados.”

As Forças Armadas da Suécia disseram que a situação está sob controle e que o incidente mostrou que a preparação foi boa.

“Esta é uma ação pouco profissional e irresponsável por parte da Rússia”, disse o chefe da Força Aérea Carl-Johan Edström.

A Suécia e a vizinha Finlândia não são membros da OTAN, mas são parceiros próximos da aliança militar.

Os dois países realizaram um exercício militar conjunto no Mar Báltico na quarta-feira contra o pano de fundo da guerra na Ucrânia que colocou a Europa no limite. Segundo a Suécia, caças e navios de guerra estavam envolvidos no exercício.

A Suécia disse no domingo que enviaria ajuda militar, incluindo 5.000 armas antitanque para a Ucrânia, a primeira vez desde 1939 que a Suécia enviou armas para um país em guerra.

FONTE: Daily Sabah

NOTA DA REDAÇÃO: As imagens são meramente ilustrativas, retratam uma interceptação em outra ocasião.

wpDiscuz