Caça romeno desaparece perto da costa do Mar Negro e helicóptero enviado para busca cai matando sete tripulantes
Um caça romeno ‘desapareceu do radar’ enquanto patrulhava perto da costa do Mar Negro
Um MiG-21 LanceR da Força Aérea Romena da 86ª Base Aérea, realizando uma missão de patrulha aérea sobre Dobrogea, desapareceu do radar na noite de quarta-feira, e um helicóptero de resgate Puma enviado em uma missão de busca também desapareceu.
Um porta-voz do Ministério da Defesa confirmou que o helicóptero de resgate militar românico caiu e que houve sete vítimas.
O helicóptero IAR-330 Puma foi encontrado caído a 11 quilômetros do aeródromo, disse o porta-voz do Ministério da Defesa Nacional, Constantin Spânu.
A causa de seu acidente é atualmente desconhecida.
Nada se sabe ainda sobre o avião MiG 21 LanceR que desapareceu do radar.
A aeronave havia decolado da Base Aérea Mihail Kogălniceanu 57 às 19h50.
Uma operação de busca e salvamento está em andamento em terra para localizar a aeronave MiG-21 LanceR.
A última declaração do Ministério da Defesa Nacional confirma agora que sete soldados estavam no helicóptero que caiu e que todos eles perderam a vida.
Além dos cinco tripulantes inicialmente relatados, dois socorristas das Forças Navais da Romênia também embarcaram na aeronave de resgate.
No início da noite de quarta-feira, o ministro da Defesa Nacional, Vasile Dîncu, divulgou um comunicado estendendo condolências às famílias dos mortos no acidente de helicóptero.
Dizia: “Hoje é um dia triste para a família do exército romeno.
“Os cinco tripulantes do helicóptero IAR 330-Puma, em missão de busca e resgate da aeronave MiG 21 LanceR, foram encontrados mortos na área de Gura Dobrogei, a aproximadamente 11 km do aeródromo.
FONTE: Daily Express