Rússia reivindica ‘superioridade aérea total’ sobre a Ucrânia à medida que as negociações se aproximam

122

O Ministério da Defesa da Rússia disse na segunda-feira que estabeleceu “superioridade aérea total” sobre a Ucrânia no quinto dia da invasão mortal do país vizinho pelo presidente Vladimir Putin.

O último briefing alegando os ganhos militares da Rússia ocorreu enquanto os delegados russos e ucranianos deveriam negociar um cessar-fogo na fronteira Ucrânia-Bielorrússia ao meio-dia de segunda-feira.

O porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, Igor Konashenkov, disse que destruiu oito veículos do sistema de defesa aérea Buk M-1, um sistema de mísseis S-300, três radares e cinco aeronaves nas últimas 24 horas.

“Desde o início da operação, as forças russas atingiram 1.114 instalações de infraestrutura militar ucraniana, incluindo 31 postos de comando e centros de comunicações, destruíram 314 tanques e outros veículos blindados, 57 sistemas de foguetes de lançamento múltiplo, 121 peças de artilharia de campo e morteiros”, disse ele.

Moscou e Kiev estão correndo para estabelecer controle sobre as informações no nevoeiro da guerra, com os dois lados fazendo reivindicações amplamente diferentes de danos ao outro lado.

O porta-voz militar russo não especificou o número de baixas de tropas russas desde que reconheceu as baixas pela primeira vez no domingo.

Os militares da Ucrânia estimaram cerca de 5.300 perdas de pessoal russo sem dizer quantos deles foram mortos ou capturados.

“O inimigo está desmoralizado e sofre pesadas perdas”, disse o estado-maior das Forças Armadas da Ucrânia.

Ele disse que 816 veículos blindados, 291 veículos, 191 tanques, 58 aviões de guerra e helicópteros, bem como várias dezenas de sistemas de mísseis, navios e drones foram destruídos desde quinta-feira.

Konashenkov acusou as autoridades de Kiev de usar civis como “escudos humanos” e ofereceu aos moradores uma saída “segura” pela rodovia Kiev-Vasilkiv.

FONTE: The Moscow Times

Vídeos mostram caças russos Su-34 operando sobre Kharkov (via @200_zoka)

wpDiscuz