Rússia fecha seu espaço aéreo para companhias de mais de 30 países
A medida é uma resposta direta às sanções contra Moscou
A Rússia fechou seus céus para mais de duas dúzias de países europeus, além do Canadá, na segunda-feira. A medida ocorreu depois que a UE proibiu as companhias aéreas russas de cruzarem seu espaço aéreo.
Os países europeus começaram a proibir companhias aéreas de propriedade russa e aeronaves registradas na Rússia logo após Moscou lançar uma operação militar contra a Ucrânia na manhã do dia 24 de fevereiro. No domingo, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou o fechamento de todo o espaço aéreo da UE para voos ligados à Rússia.
A Rússia lançou um ataque militar contra a Ucrânia em 24 de fevereiro. O presidente russo, Vladimir Putin, explicou as ações de Moscou pela necessidade urgente de “desmilitarizar” a Ucrânia, proteger as Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk e garantir que a Rússia não seja ameaçada pela OTAN do território da Ucrânia.
A Ucrânia disse que a ação foi totalmente espontânea e pediu ajuda à comunidade internacional. Após vários adiamentos, negociadores russos e ucranianos se reúnem pela primeira vez na Bielorrússia na segunda-feira.
FONTE: RT