UE oferece caças para a Ucrânia
A União Europeia aumentou consideravelmente neste domingo (27) a pressão sobre a Rússia por sua invasão à Ucrânia, e autorizou um pacote de 450 milhões de euros para a compra e entrega de armas às forças ucranianas. A ajuda inclui o envio de caças.
“Esta é a primeira vez na história da União Europeia que fazemos isso“, declarou o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, após uma reunião de chanceleres europeus em Bruxelas. O pacote de ajuda incluiria provisões no valor de 50 milhões de euros para a compra e entrega de combustível e equipamentos médicos para a Ucrânia, acrescentou.
Durante a coletiva de imprensa, Borrell disse que a UE apoiará que países do bloco enviem à Ucrânia aviões de combate. “Não estamos falando apenas de munição. Estamos fornecendo armamento mais importante para uma guerra”, ressaltou.
Borrell explicou que o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, “havia mencionado a necessidade de aviões que os ucranianos possam pilotar. Certos membros da UE dispõem desses aviões”.
O chefe da diplomacia europeia agradeceu uma oferta feita pela Polônia para servir como plataforma de entrega do material bélico à Ucrânia através da fronteira em comum.
FONTE: R7
NOTA DO EDITOR – gostaria de perguntar aos leitores qual caça poderia ser enviado para a Ucrânia. A imagem de abertura é meramente ilustrativa.