Rússia ameaça ‘consequências militares e políticas’ se Finlândia e Suécia tentarem ingressar na OTAN

291

A Rússia ameaçou com “consequências militares e políticas” contra a Finlândia e a Suécia na sexta-feira se tentassem se juntar à Otan.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, alertou contra outros países que tentam ingressar na Otan depois que a Rússia iniciou uma guerra com a Ucrânia na quinta-feira.

“A Finlândia e a Suécia não devem basear sua segurança em prejudicar a segurança de outros países e sua adesão à Otan pode ter consequências prejudiciais e enfrentar algumas consequências militares e políticas”, disse Zakharova em um vídeo viral de uma entrevista coletiva.

Mais tarde, o ministério postou a mesma ameaça em seu Twitter. A Finlândia e a Suécia deram apoio militar e humanitário significativo à Ucrânia desde a invasão russa.

Um pretexto que a Rússia deu para atacar a Ucrânia é que a OTAN não daria qualquer garantia de que a Ucrânia não seria autorizada a aderir à aliança militar intergovernamental.

A Ucrânia tem sido inflexível sobre a adesão, mas agora está disposta a discutir um status diferente com a OTAN depois que centenas de pessoas foram mortas no primeiro dia de combate aos russos.

A Rússia e a Ucrânia estão enviando delegações à Belarus para discutir a possibilidade de a Ucrânia adotar um status não alinhado com a OTAN.

As negociações acontecem no momento em que a Rússia está se aproximando de Kiev, capital da Ucrânia. No entanto, a inteligência dos EUA diz que os ucranianos estão resistindo melhor às forças russas do que o esperado.

A Ucrânia vem armando seus cidadãos e dizendo-lhes que criem bombas incendiárias para resistir à Rússia.

FONTE: The Hill

wpDiscuz