Imagens divulgadas na internet mostram uma grande coluna de fumaça do que parece ser um ataque russo ao Aeroporto Internacional de Kherson, cidade ucraniana localizada ao sul do país e próxima do Mar Negro.

O aeroporto é uma importante base de helicópteros utilizada regularmente pelo Exército Ucraniano. São comuns em Kherson deslocamentos de unidades compostas por helicópteros de ataque e de transporte como versões do Mil Mi-8 e do Mil Mi-24.

A região de Kherson possui caráter estratégico, pois ela fornecia grande quantidade de água doce para a Criméia, província ucraniana anexada pela Rússia em 2014. A Crimeia possui hoje a base naval mais importante no Mar Negro.

Depois que a Rússia ocupou a Crimeia, a região perdeu acesso ao abastecimento de água doce que vinha do canal ligado ao rio Dnieper. Há um sistema de comportas em uma barragem perto de Kherson que controla esse abastecimento de água. Sem a água do Dnieper, o canal secou (ver imagem acima). Invadir a região de Kherson é fundamental para a Crimeia no longo prazo e faz sentido, do ponto de vista tático, tomar o aeroporto local que pode receber forças militares consideráveis.

A imagem acima mostra o arranjo geral do aeroporto de Kherson com destaque para diversos “spots” para helicópteros (detalhe abaixo).

wpDiscuz