China se move para combater a Índia com vendas de armas ao Paquistão

A China entregará 25 caças J-10C ao Paquistão dentro de semanas como parte de um acordo que reforçará as capacidades militares de Islamabad contra a Índia, rival em comum.

A primeira exportação de jatos avançados de Pequim marca um grande avanço em seu relacionamento armamentista de décadas com Islamabad e envolve fornecer ao seu aliado alguns dos equipamentos mais recentes que as próprias forças armadas da China estão usando. A China também ampliará seu apoio à Marinha do Paquistão.

O primeiro lote da aeronave de combate está sendo testado em Chengdu, a base de seu fabricante Chengdu Aerospace Corporation, de acordo com um jornalista de uma publicação militar chinesa.

“Eles serão transferidos para o Paquistão assim que os pilotos e técnicos da Força Aérea do Paquistão concluírem a introdução da aeronave”, disse ele.

Arte representando um encontro de um J-10C paquistanês com um Rafale indiano

Autoridades de alto escalão em Islamabad disseram que os jatos seriam entregues antes do final do mês.

Na semana passada, observadores militares chineses e estrangeiros postaram fotos e um vídeo mostrando várias aeronaves J-10C voando com as cores da força aérea do Paquistão nas mídias sociais.

A aeronave J-10C ajudará o Paquistão a fechar a lacuna do poder aéreo com a Índia após a aquisição por Nova Deli de 36 caças Rafale da França. “Esta é a nossa resposta ao Rafale da Índia”, disse o xeque Rasheed Ahmed, ministro do Interior do Paquistão, quando revelou o acordo J-10C em dezembro.

Diferenças do caça J-10C do Paquaistão e da China por @RupprechtDeino

FONTE: Financial Times

wpDiscuz