Fotografado o primeiro caça J-10C do Paquistão
Depois de anos de especulações e boatos, finalmente está confirmado.
O primeiro J-10C para o Paquistão foi fotografado e, como esperado, está usando o motor chinês WS-10B Taihang.
Os militares do Paquistão tinham confirmado em janeiro de 2022 que estão adquirindo jatos de combate J-10 multifuncionais da China em resposta ao aumento da força aérea rival da Índia.
O J-10 é um caça a jato monomotor que está em uso pela Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF) desde 2005.
Equipado com um avançado sistema aviônico e vários tipos de armas ar-ar, o caça desenvolvido na China tem capacidade de combate aéreo em alcance médio e aproximado e é capaz de atacar com precisão alvos terrestres e marítimos.
O F-16 chinês
O Chengdu J-10 ‘Vigorous Dragon’ é o caça multifuncional leve nativo da China, que é um equivalente aproximado do F-16 americano e do Saab Gripen.
O projeto apresenta uma configuração canard-delta aerodinamicamente instável para maior agilidade e foi aprimorado em ritmo acelerado desde sua introdução ao serviço como J-10A em 2004.
O J-10A apresentava um cockpit e aviônicos modernos, com pilones para transporte de um pod K/RKL700A ECM e K/JDC01A de designação de alvos e um pod designador a laser para auxiliar no lancamento de uma série de armas guiadas de precisão.
Em 2008, no entanto, o J-10B havia substituído o J-10A em produção, apresentando uma série de melhorias, incluindo um novo radar PESA angular, datalink, sistemas de alerta de aproximação de mísseis (MAWS), um sensor IRST passivo montado no nariz e um novo design de entrada de ar supersônica do tipo DSI (divertless supersonic intake) que é mais leve e reduz significativamente a RCS frontal.
O J-10B também apresentava um layout de cockpit aprimorado com três telas multifuncionais coloridas e uma tela maior, ajudando a melhorar a consciência situacional do piloto.
Por sua vez, o J-10B foi substituído em produção pelo J-10C em 2015. O J-10C possui um radar AESA e RWR, MAWS, comunicações por satélite (SATCOM) e datalinks aprimorados. No entanto, o motor padrão inicialmente era o AL-31F russo.
Todas as variantes do J-10 podem ser equipadas com até quatro mísseis guiados por radar PL-12/15 em pilones duplos, além de PL-10s para combates WVR.
Como tal, o J-10C dá à China um caça multifunção com baixo preço que pode competir em pé de igualdade com a oposição aérea de não quinta geração, pelo menos em termos técnicos.
Comparado a um Flanker, ele apresenta uma assinatura de radar e IR/visual relativamente pequena que é competitivo com a dos caças leves ocidentais modernos, como o F-16 ou o Gripen.
Com um radar AESA, além de opções passivas que incluem um moderno IRST, suítes ESM/RWR/MAWS e integração de informações externas via datalinks, ele tem mais chances de competir com oponentes modernos em termos de consciência situacional.
Por outro lado, em comparação com um projeto bimotor maior como um Flanker, a família J-10 sofrerá em termos de alcance, desempenho em altitudes mais altas e principalmente penalidades de desempenho ao voar com combustível externo pesado e carregamento de armas.
O J-10C é comparável na maioria das métricas de desempenho com outros tipos multifunção de motor único oferecidos no mercado internacional, sendo significativamente mais barato de adquirir.
Desde 2019, uma variante de exportação designada J-10CE foi comercializada para clientes internacionais e parece provável que se prolifere durante a década de 2020, à medida que os estados que desejam caças baratos e eficazes, sem vínculos com governos ocidentais, procuram Pequim.
Com um radar AESA, mísseis PL-15 de longo alcance, cockpit moderno e visor montado em capacete, o J-10C e futuros derivados podem muito bem se tornar a principal ameaça de de combate aéreo aproximado para os estados ocidentais durante a década de 2020.
Fotos recentes do J-10C da PLAAF
* Com informações do Royal United Services Institute