Two French F-2 Rafales fly over Iraq in support of Operation Inherent Resolve, Jan. 8, 2016. OIR is the coalition intervention against the Islamic State of Iraq and the Levant. (U.S. Air Force photo by Tech. Sgt. Nathan Lipscomb)

Os militares do Iraque estão buscando vários sistemas de defesa de diferentes origens, incluindo caças franceses Rafale, drones e artilharia, bem como tanques russos T-90, com algumas negociações em andamento chegando a um estágio avançado.

“A França se ofereceu para vender 20 drones; atualmente o Ministério da Defesa iraquiano está realizando uma análise técnica”, disse Norman Ricklefs, que lidera a consultoria geopolítica NAMEA Group e anteriormente foi consultor do ministro do Interior do Iraque e do secretário-geral do MoD, ao Defense News.

Uma delegação iraquiana está programada para visitar a França em um futuro próximo para inspecionar os drones.

Ricklefs disse que o Iraque também está em negociações para UAVs paquistaneses. “O Paquistão também se ofereceu para vender 20 drones ao Iraque, mas o Ministério da Defesa ainda está analisando a oferta”.

Ricklefs, que conversou recentemente com autoridades de defesa iraquianas sobre os planos de aquisição, disse que ainda não há um contrato para os drones. A essa altura, ele acredita que a delegação “realizará uma verificação de qualidade” nos sistemas não tripulados.

Por sua vez, a Força Aérea Iraquiana está buscando caças franceses Rafale. Em setembro de 2021, o presidente do Comitê de Segurança e Defesa do parlamento do Iraque, Mohammed Redha al-Haidar, revelou que o Iraque e Paris assinaram um acordo para a aeronave.

“A Força Aérea Iraquiana pretende comprar 14 caças franceses Rafale, que serão pagos em petróleo e não em dinheiro”, disse Ricklefs ao Defense News sobre o acordo.

wpDiscuz