Iraque quer comprar caças Rafale
Os militares do Iraque estão buscando vários sistemas de defesa de diferentes origens, incluindo caças franceses Rafale, drones e artilharia, bem como tanques russos T-90, com algumas negociações em andamento chegando a um estágio avançado.
“A França se ofereceu para vender 20 drones; atualmente o Ministério da Defesa iraquiano está realizando uma análise técnica”, disse Norman Ricklefs, que lidera a consultoria geopolítica NAMEA Group e anteriormente foi consultor do ministro do Interior do Iraque e do secretário-geral do MoD, ao Defense News.
Uma delegação iraquiana está programada para visitar a França em um futuro próximo para inspecionar os drones.
Ricklefs disse que o Iraque também está em negociações para UAVs paquistaneses. “O Paquistão também se ofereceu para vender 20 drones ao Iraque, mas o Ministério da Defesa ainda está analisando a oferta”.
Ricklefs, que conversou recentemente com autoridades de defesa iraquianas sobre os planos de aquisição, disse que ainda não há um contrato para os drones. A essa altura, ele acredita que a delegação “realizará uma verificação de qualidade” nos sistemas não tripulados.
Por sua vez, a Força Aérea Iraquiana está buscando caças franceses Rafale. Em setembro de 2021, o presidente do Comitê de Segurança e Defesa do parlamento do Iraque, Mohammed Redha al-Haidar, revelou que o Iraque e Paris assinaram um acordo para a aeronave.
“A Força Aérea Iraquiana pretende comprar 14 caças franceses Rafale, que serão pagos em petróleo e não em dinheiro”, disse Ricklefs ao Defense News sobre o acordo.