Exército francês anuncia que neutralizou 40 terroristas na fronteira entre Burkina Faso e Benin
De acordo com um comunicado de imprensa do estado-maior das forças armadas francesas
A operação francesa Barkhane anunciou no sábado (12) que havia neutralizado 40 terroristas na manhã de 10 de fevereiro, em um ataque aéreo realizado por um drone Reaper quando a coluna de terroristas acabava de entrar no território burquinense, informou o estado-maior das forças armadas francesas em um comunicado de imprensa publicado na noite de sábado.
“Em 8 e 9 de fevereiro de 2022, ataques coordenados, realizados por um grupo terrorista armado em Benin, na região do parque natural transfronteiriço W administrado por Burkina Faso, Benin e Níger, atingiram uma patrulha de guardas florestais e, em seguida, membros das forças armadas do Benin empenhadas como reforços”, sublinha o comunicado de imprensa.
De acordo com o comunicado “em 10 de fevereiro de 2022, após esses ataques, alertados por seus parceiros beninenses e burkineses, a Força Barkhane solicitou capacidades de inteligência aérea para localizar esse grupo armado que foi detectado pela primeira vez no território Beninense, próximo ao local do ataque”.
E a equipe acrescentou que “na manhã de 10 de fevereiro, depois de ter localizado e identificado uma primeira coluna de terroristas viajando em motocicletas, em acordo e em coordenação permanente com as autoridades burquinas, um ataque aéreo foi realizado por um drone Reaper quando a coluna tinha acabado de entrar no território burquinabê. Doze terroristas foram neutralizados e 5 motocicletas destruídas”.
“O engajamento de uma patrulha de caças Mirage 2000 possibilitou a realização de três novos ataques contra grupos terroristas próximos ao local do primeiro ataque. Durante esta ação mais de trinta terroristas foram neutralizados, uma pick-up e mais de dez motocicletas foram destruídas. Um total de 40 terroristas foram colocados fora de ação”, concluiu o comunicado.
Como lembrete, em 8 de fevereiro, um ataque terrorista perpetrado em um parque no norte de Benin deixou oito mortos e doze feridos, de acordo com um relatório oficial anunciado pelo governo beninense após um conselho ministerial realizado na quinta-feira.
Um agente civil da African Parks Network (organização responsável pela gestão de vários parques de animais em África), 5 guardas florestais e o seu instrutor francês, e um soldado, estão entre as vítimas.
FONTE: Anadolu