O piloto alemão que pousou por engano em uma base da RAF e deu de presente à Grã-Bretanha um Focke-Wulf 190
O Oberleutnant Armin Faber foi um piloto alemão da Luftwaffe na Segunda Guerra Mundial que confundiu o Canal de Bristol com o Canal da Mancha e pousou seu Focke-Wulf 190 (Fw 190) intacto na base RAF Pembrey em South Wales. Seu avião foi o primeiro Fw 190 a ser capturado pelos Aliados e foi testado para revelar quaisquer fraquezas que pudessem ser exploradas.
Em junho de 1942, Oberleutnant (o mais alto posto de tenente) Armin Faber foi Gruppen-Adjutant (desempenhando funções administrativas e de papelada de pessoal, bem como tarefas de voo) para o comandante do III Gruppe de Jagdgeschwader 2 (JG 2, Second Fighter Wing) baseado em Morlaix, na Bretanha. Em 23 de junho, ele recebeu permissão especial para voar em uma missão de combate com o 7º Staffel (esquadrão); uma unidade que voava caças Focke-Wulf 190 (Fw 190).
O Fw 190 havia chegado recentemente com unidades de linha de frente neste momento e seu desempenho superior causou tantos problemas aos Aliados que eles estavam pensando em montar um ataque de comandos em um aeródromo francês para capturar um para avaliação.
O 7º Staffel (esquadrão) foi enviado para interceptar uma força de seis bombardeiros leves Boston que retornavam de uma missão de bombardeio; os Bostons foram escoltados por três esquadrões da RAF com pilotos da Checoslováquia, 310 Squadron, 312 Squadron e 313 Squadron comandados por Alois Vašátko. Todos os Bostons retornaram com segurança enquanto uma luta se desenvolveu sobre o Canal da Mancha com os Spitfires de escolta, que resultou na perda de dois Fw 190s e sete Spitfires, incluindo o de Alois Vašátko, que foi morto quando colidiu com um Fw 190 (o alemão piloto saltou e foi capturado).
Durante o combate, Faber ficou desorientado e se separou das outras aeronaves alemãs. Ele foi atacado pelo sargento František Trejtnar do 310º Esquadrão. Em seus esforços para se livrar do Spitfire, Faber voou para o norte sobre Exeter em Devon. Depois de muitas manobras em alta velocidade, Faber, com apenas um canhão funcionando, fez uma curva Immelmann em direção ao sol e abateu seu perseguidor em um ataque frontal.
Trejtnar saltou em segurança, embora tivesse um ferimento de estilhaço no braço e uma perna quebrada ao aterrissar; seu Spitfire caiu perto da vila de Black Dog, Devon. Enquanto isso, o desorientado Faber agora confundiu o Canal de Bristol com o Canal da Mancha e voou para o norte em vez do sul. Pensando que South Wales era a França, ele se virou para o aeródromo mais próximo – RAF Pembrey. Observadores no solo não podiam acreditar em seus olhos quando Faber balançou suas asas em uma celebração de vitória, baixou o trem de pouso do Focke-Wulf e pousou.
O piloto de serviço de Pembrey, sargento Jeffreys, identificou a aeronave como alemã enquanto estava pousando e ordenou a seus homens que sinalizassem para estacionar na área de dispersão. Quando o Fw 190 diminuiu a velocidade, ele pulou em sua asa e fez Faber prisioneiro com uma pistola sinalizadora; como Pembrey era uma estação de treinamento, Jeffreys não tinha outra arma em mãos. Faber estava “tão desanimado que tentou suicídio” sem sucesso.
Faber foi mais tarde levado à RAF Fairwood Common para interrogatório sob a escolta do Capitão do Grupo David Atcherley (irmão gêmeo de Richard Atcherley). Atcherley, com medo de uma tentativa de fuga, apontou seu revólver para Faber durante toda a viagem. Em um ponto o carro bateu em um buraco, fazendo com que a arma disparasse; o tiro por pouco não acertou Faber.
Como prisioneiro de guerra, Faber foi enviado para o Canadá, onde tentou escapar do campo de prisioneiros. Ele foi repatriado pouco antes do fim da guerra devido a problemas de saúde.
Focke-Wulf 190A-3
O avião de Faber era um Fw 190A-3 com o Werknummer (número de fábrica) 313. Foi o único caça Fw 190 a ser capturado intacto pelos Aliados durante a guerra. Todos os outros Fw 190 capturados eram do tipo bombardeiro de longo alcance ou caça-bombardeiro.
O capitão do grupo Hugh Wilson, o piloto responsável principalmente pelo teste de voo de aeronaves inimigas capturadas, foi solicitado a voar o 313 da RAF Pembrey para a RAF Farnborough sob a garantia de não cair. Esta era uma garantia impossível de dar, então a aeronave foi desmontada e transportada por caminhão.
Em Farnborough, o Fw 190 foi repintado nas cores RAF e recebeu o número de série RAF MP499 e um ‘P’ para protótipo. Testes e avaliações começaram em 3 de julho de 1942 no Royal Aircraft Establishment (RAE) na RAF Farnborough. Cerca de nove horas de voo foram registradas, fornecendo aos Aliados informações extremamente valiosas.
Após 10 dias, foi transferido para a Unidade de Desenvolvimento de Combate Aéreo da RAF Duxford para avaliação tática, onde voou em simulados de combate contra o novo Spitfire Mk.IX, fornecendo à RAF métodos para melhor combater o Fw 190A com seu novo caça.
O Fw 190 foi então transferido para o Flght No. 1426 (Aeronave Inimiga). O Fw 190 voou 29 vezes entre 3 de julho de 1942 e 29 de janeiro de 1943.
Foi então parcialmente desmontado e testes foram realizados no desempenho de seu motor em Farnborough. Foi retirado da carga em 18 de setembro de 1943 e desmantelado.
Relíquias sobreviventes
O Shoreham Aircraft Museum exibe o pára-brisas de vidro blindado do Fw 190 de Faber, junto com parte de seu painel. O museu também contém alguns fragmentos de destroços do Spitfire de František Trejtnar. Em 1991, Armin Faber visitou o museu e o presenteou com sua adaga de oficial e distintivo de piloto. A fivela de liberação rápida do pára-quedas que František Trejtnar usou naquele dia pertence a um café com tema de aviação no Museu da Morávia em Brno, na República Tcheca.
FONTE: Wikipedia