Com o anúncio da abertura de licitação da Força Aérea Brasileira para a aquisição de dois jatos A330-200 e posterior conversão em A330 MRTT, muitos leitores estão perguntando quanto deve custar a conversão dos aviões.

Como exemplo temos o Ministério da Defesa espanhol, que no final de 2021 assinou o pedido formal para a compra e conversão de 3 A330 em MRTTs para a Força Aérea Espanhola (EdA).

A aquisição de 3 jatos A330 à companhia Iberia e a sua conversão em MRTT, obra que está sendo realizada entre 2021 e 2025, vai custar 675 milhões de euros, dos quais 148 milhões de euros foram alocados no orçamento de 2021. A primeira aeronave é um A330-200 de 6 anos, com matrícula EC-MIL, que a Iberia utilizou principalmente para cobrir rotas para a América Latina.

Após a sua retirada da Iberia, a aeronave foi enviada para Chateauroux (França) onde recebeu uma mudança na pintura exterior. Ela será convertida em MRTT na sede espanhola da Airbus em Getafe, Espanha. Será equipada com um sistema de reabastecimento de mangueira e drogue de última geração e um kit específico de Evacuação Médica (MEDEVAC). A frota A330 MRTT será operada pela Ala 45 da Força Aérea Espanhola, com sede na Base Aérea de Torrejón (Madri).

O A330 MRTT é um avião-tanque estratégico e aeronave de transporte de última geração com capacidade de combustível básico de 111 toneladas / 245.000 lb do bem-sucedido avião de passageiros A330-200, do qual é derivado. Essa capacidade permite que o A330 MRTT se destaque em missões de reabastecimento ar-ar sem a necessidade de tanques de combustível adicionais.

Graças à sua fuselagem de corpo largo, o A330 MRTT também pode ser usado como uma aeronave de transporte dedicada capaz de levar até 300 soldados ou uma carga útil de até 45 toneladas/99.000 lb, podendo também receber estações de cuidados intensivos para evacuação médica (MEDEVAC).

Com mais de 250.000 horas de voo alcançadas, o A330 MRTT contabiliza 51 entregas para 13 clientes.

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