F-35C da Marinha dos EUA caiu no Mar da China; opções de recuperação estão sendo estudadas
Segundo o site The Drive/The War Zone, a Marinha dos EUA diz que está avaliando suas opções para recuperar um caça F-35C Joint Strike Strike Fighter que caiu no Mar da China Meridional ontem após uma tentativa fracassada de pouso a bordo do porta-aviões USS Carl Vinson.
A Marinha dos EUA tentará recuperar o máximo possível do jato para evitar que componentes sensíveis e informações sobre as capacidades avançadas da aeronave possam cair nas mãos de concorrentes americanos, como Rússia ou China.
A Sétima Frota dos EUA, com sede no Japão, confirmou que o F-35C havia caído do convoo do Carl Vinson como resultado do acidente em um comunicado nesta manhã. O escritório de relações públicas da Frota do Pacífico dos EUA havia se recusado anteriormente a confirmar ou negar esse detalhe.
“Posso confirmar que a aeronave atingiu o convés de voo durante o pouso e, posteriormente, caiu na água”, disse o tenente da Marinha Mark Langford, porta-voz da Sétima Frota. “Nenhuma informação adicional está disponível neste momento.”
Landford também forneceu detalhes adicionais sobre o acidente em si e as vítimas resultantes.
“Sete pessoas no total ficaram feridas, incluindo o piloto. O piloto e dois outros marinheiros foram levados para uma unidade de tratamento médico em Manila, Filipinas, e quatro marinheiros foram tratados por pessoal médico a bordo”, explicou ele. “Todos os marinheiros feridos se recuperaram ou estão em condição estável.”
“O impacto no convés de voo foi superficial e todos os equipamentos para operações de voo estão operacionais”, acrescentou. “A Carrier Air Wing (CVW) 2 e o USS Carl Vinson (CVN 70) retomaram as operações de voo de rotina no Mar da China Meridional”.