MND relata 2ª maior incursão em ADIZ por aeronaves militares chinesas na história

TAIPEI (Taiwan News) – O Ministério da Defesa Nacional (MND) na noite de domingo (23 de janeiro) relatou a intrusão de 39 aeronaves militares chinesas na zona de identificação de defesa aérea de Taiwan (ADIZ), igualando o recorde da segunda maior incursão em um dia.

Às 22h45 No domingo, o MND informou que 39 aeronaves da Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF) infringiram a ADIZ de Taiwan. As aeronaves incluíam 24 caças Shenyang J-16, 10 caças Chengdu J-10, um bombardeiro Xi’an H-6, duas aeronaves de guerra eletrônica Shaanxi Y-9 (Y-9 EW) e duas de inteligência eletrônica Shaanxi Y-8 (Y-8 ELINT).

Os 10 J-10, J-16 e H-6 voaram direto da borda sudoeste da linha mediana. Os dois Y-9 EWs, J-16s e 2 Y-8 ELINTs voaram no canto sudoeste da ADIZ, a nordeste das Ilhas Dongsha.

O MND disse que respondeu enviando aeronaves de patrulha de combate, emitindo alertas de rádio e desdobrando sistemas de mísseis de defesa aérea.

Também foram detectadas 39 aeronaves militares da PLAAF na ADIZ em 2 de outubro de 2021, o segundo maior número registrado em um dia. O recorde de todos os tempos para a maioria das aeronaves militares chinesas vistas na zona em um único dia foi de 56 em 4 de outubro de 2021.

No sábado (22 de janeiro), a Frota do Pacífico dos EUA anunciou em sua página no Facebook que cinco navios-aeródromos dos EUA e do Japão realizaram um exercício de treinamento no Mar das Filipinas naquele dia. Os principais navios presentes incluíam o USS Carl Vinson, o USS Abraham Lincoln, o USS America e o USS Essex, bem como o destróier de helicópteros JS Hyuga da Força Marítima de Autodefesa do Japão.

VEJA TAMBÉM:

Dois porta-aviões dos EUA entram no Mar da China Meridional para ‘combater influência maligna’

wpDiscuz