Colômbia estuda aquisição de seis caças F-16 da Força Aérea Real da Dinamarca

111

Segundo o site Infodefensa.com, a Força Aérea Colombiana (FAC) estuda a aquisição de aeronaves Lockheed Martin F-16 da Força Aérea Real da Dinamarca (Flyvevåbnet) recentemente colocadas à venda pelo país europeu, por valores unitários de 15 milhões de dólares.

Dada a necessidade da renovação da sua frota de caças, a Colômbia pretende determinar as possibilidades de aquisição dessas aeronaves, bem como seu status, condições e capacidades.

Nesse sentido, a FAC estaria interessada em poder adquirir pelo menos seis unidades, baseando-se em uma das opções oferecidas ao país pela Diretoria de Cooperação e Assistência em Segurança da Força Aérea dos Estados Unidos, diante das declarações de seu diretor, general Brian Bruckbauer, que no ano passado expressou a possibilidade de que a Colômbia recebesse aeronaves de um terceiro país usuário do F-16.

O plano da FAC consistiria em aumentar a disponibilidade operacional com um novo modelo de aeronave de combate, neste caso o F-16, adquirindo novas unidades ano após ano na medida do possível.

No entanto, independentemente das intenções da Força Aérea Colombiana, a FAC não possui atualmente um orçamento aprovado para um processo dessa natureza previsto nas contas públicas para 2022, segundo o Infodefensa.com.

wpDiscuz