Esquadrão Guardião (2º/6º GAV) completa 23 anos
Hoje (18/01), o 2º/6º GAV, Esquadrão Guardião, completa 23 anos. Sediado na Base Aérea de Anápolis, o Esquadrão emprega as aeronaves R-99 e E-99M.
O esquadrão realiza ações de Controle e Alarme em Voo, além de atuarem nas missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento Aéreo.
As aeronaves E-99M modernizadas do Esquadrão Guardião são capazes de fornecer dados de inteligência precisos, em tempo real, sobre aeronaves voando à baixa altura.
Quando os pilotos de Caça recebem as suas ordens e decolam para as missões de interceptação, as aeronaves E-99M monitoram o espaço aéreo da região, visualizando toda a área de operação.
Isso permite à FAB a realização com excelência em missões aéreas de combate aos tráfegos irregulares, atuando com protagonismo nas ações interagências, como as operações Ágata e Ostium.
Além disso, as aeronaves E-99M têm a capacidade de complementar os sinais dos radares de solo, servindo também como uma reserva de visualização-radar ou de comunicações para o tráfego aéreo da aviação geral.