Chile quer comprar aeronaves britânicas E-3D Sentry ‘AWACS’ aposentadas

274

Uma fonte disse ao UK Defense Journal que o Chile está procurando comprar “mais de uma” aeronave E-3D aposentada da Grã-Bretanha.

Uma das aeronaves já foi vendida para os Estados Unidos, para ser usada como um treinador dedicado, apoiando sua frota de comunicações aéreas e postos de comando E-6B Mercury.

O Reino Unido originalmente operou sete aeromaves do tipo. Em dezembro de 2020, apenas três permaneciam em serviço depois que um foi retirado de serviço em 2009 para ser usado como sobressalente, dois foram retirados em março de 2019 e outro retirado em janeiro de 2020.

A variante E-3D possui motores CFM56 e algumas modificações britânicas e foi designada Sentry AEW.1 no serviço da RAF. As modificações incluíram a adição de uma sonda de reabastecimento ao lado do receptáculo AAR da lança existente, pods ESM nas pontas das asas, uma capacidade de vigilância marítima aprimorada, oferecendo “processamento de varredura e varredura marítima”, além de rádios JTIDS e Havequick 2.

A frota de aeronaves de alerta aéreo antecipado E-3 Sentry da RAF foi aposentada em setembro com sua substituição, o E-7 Wedgetail, previsto para entrar em serviço em 2023. O Reino Unido contará até lá com a Força Aérea de Alerta e Controle Aéreo da OTAN para preencher a lacuna.

wpDiscuz