F-35A da Coreia do Sul que fez um pouso de barriga foi atingido por um pássaro
SEUL, 14 de janeiro (Yonhap) — O caça F-35A da Coreia do Sul fez um pouso de emergência após uma colisão com um pássaro na entrada de ar esquerda do motor no início deste mês, anunciou a Força Aérea do país na sexta-feira (14/1), acrescentando que haverá uma investigação sobre a causa exata do incidente.
A Força divulgou os resultados de uma investigação preliminar conjunta da Coreia do Sul e dos Estados Unidos sobre o que levou ao caso de 4 de janeiro, que ocorreu em uma pista de uma base aérea em Seosan, 151 quilômetros ao sul de Seul, com seu piloto ileso.
A Força Aérea acrescentou que uma equipe de especialistas dos EUA visitará a Coreia do Sul para uma investigação adicional de detalhes técnicos, incluindo exatamente por que o sistema eletrônico de aviação e o trem de pouso da aeronave não funcionaram naquele momento.
A Força Aérea pediu à mídia local que se abstenha de reportagens “dirigidas por especulação” sobre o motivo do pouso de barriga, aparentemente em consideração à sensibilidade do problema, já que alguns outros países estão operando o modelo avançado de jato furtivo.
A Coreia do Sul até agora recebeu mais de 30 jatos F-35A do aliado sob um plano para implantar um total de 40 unidades.