Saab atualizará frota húngara de Gripen para o padrão MS20 Block 2
A atualização do MS20 Block 2 traz várias melhorias para os caças Gripen
A Saab deve modernizar a frota de caças Gripen da Força Aérea Húngara (HunAF) para o padrão de capacidade MS20 Block 2.
O desenvolvimento segue a conclusão das discussões para a atualização entre o Gabinete do Comissário do Governo Húngaro e a Administração Sueca de Material de Defesa (FMV).
A atualização MS20 Block 2 traz vários aprimoramentos às aeronaves, como recursos melhorados de combate e comunicação, bem como um aumento significativo no alcance e desempenho de rastreamento de alvos ar-ar.
Também permitirá que a aeronave seja integrada a uma ampla gama de sistemas de armas.
O Inspetor da Força Aérea da HDF, Nandor Kilian, disse: “Graças à modernização da aeronave Gripen húngara, as capacidades operacionais da Força Aérea Húngara serão significativamente aumentadas.
“Nossa equipe apreciou uma cooperação próxima e frutífera com o lado sueco neste projeto específico de modernização, bem como a cooperação durante os 15 anos em que operamos aeronaves Gripen.”
A Saab observou que uma atualização do radar para o PS-05/A Mk 4 melhorará a capacidade do sensor. Isso aumenta a capacidade de detecção de pequenos alvos ar-ar e melhora a supressão de interferência.
A atualização MS20 Block 2 também melhora a funcionalidade do link de dados da OTAN e atualizou a comunicação de voz para o novo padrão de comunicação seguro da OTAN.
O chefe da área de negócios da Saab Aeronautics, Jonas Hjelm, disse: “Durante este período de 15 anos desde que o Gripen desembarcou pela primeira vez na Base Aérea de Kecskemet, está claro que a Força Aérea Húngara deu o passo para ser uma das principais forças aéreas da Europa e está um verdadeiro contribuinte para as operações da OTAN e da UE.
“Com essas mudanças introduzidas pela atualização MS20 Block 2, a Hungria terá uma aeronave ainda mais eficiente e poderosa, capaz de competir em todos os aspectos com qualquer outra aeronave de caça da próxima geração.”
FONTE: Airforce Technology