StandardAero avança como parceiro de manutenção do motor do Saab Gripen na concorrência do Canadá
A StandardAero avançou sua posição na concorrência de Projetos de Capacidade de Caça do Futuro do Canadá (FFCP), já que a aeronave Saab Gripen é uma das duas finalistas restantes. O Gripen foi considerado compatível com todos os requisitos técnicos, industriais, tecnológicos e de segurança da Royal Canadian Air Force (RCAF).
No início deste ano, a equipe conjunta da Saab e da General Electric (GE) Aviation selecionou a StandardAero para servir como parceiro de sustentação no país para apoiar os serviços de manutenção, reparo e revisão (MRO) do motor GE F414-39E que equipam os caças Saab Gripen.
“A experiente equipe da StandardAero está entusiasmada em servir à prontidão da missão do Canadá e aos requisitos para o FFCP e fornecer o conjunto mais completo de serviços de MRO de motor de aeronave para a equipe Saab Gripen Canada de nossa instalação em Winnipeg, Manitoba”, disse Marc Drobny, Presidente divisão das Forças Armadas da StandardAero. “Por mais de seis décadas, temos parceria com a Royal Canadian Air Force para fornecer sustentação do motor para os motores T56 que acionam sua frota CC-130 – tornando-nos a solução MRO de motor mais capaz e lógica para o FFCP.”
A StandardAero tem uma excelente reputação em todo o setor por fornecer serviços superiores de MRO para motores em seu campus de 665.000 pés quadrados em Winnipeg. Adicionar uma nova linha de motor militar GE F414-39E em Winnipeg construiria não apenas sobre a longa história da StandardAero apoiando a RCAF, mas também levaria ao crescimento de sua força de trabalho substancial e altamente qualificada e forneceria uma excelente oportunidade de exportação para apoiar outras frotas F414.
Como parte da equipe Saab Gripen para o Canadá, a StandardAero assinou um Memorando de Entendimento com a GE para realizar a manutenção dos motores F414-39E. Além disso, a StandardAero traz uma parceria muito próxima e de longo prazo com a GE para o FFCP. StandardAero é um MRO licenciado em uma variedade de linhas de motores GE e monta todos os novos motores a jato F110 da GE.
Em 2012, as duas empresas anunciaram a abertura de um novo Centro de Teste, Pesquisa e Desenvolvimento de motores de aeronaves de $ 50 milhões (TRDC) em Winnipeg. A instalação de 12.500 pés quadrados está localizada no Aeroporto Internacional James A. Richardson em Winnipeg. A GE projetou e construiu o TRDC e, sob um contrato de longo prazo, a StandardAero mantém e opera o centro de teste de certificação, que pode testar motores de turbina a gás de até 150 polegadas de diâmetro e até 150.000 libras de empuxo, bem como capacidades para acomodar motores militares de alto desempenho.
“Com nossa experiência militar bem estabelecida, ampla presença em todo o Canadá e nosso alinhamento OEM para oferecer suporte a um motor GE adicional, estamos prontos para cumprir nossa missão de apoiar a prontidão para os futuros caças canadenses”, concluiu Drobny.
FONTE: StandardAero