Alguns são dos anos 1950, mas isso não significa que tenham perdido a capacidade de combate

1. MiG-21

Uso atual na América Latina: Cuba

Conhecido entre os pilotos soviéticos como “Balalaica” por sua semelhança com o instrumento musical russo, o MiG-21 é o caça supersônico mais fabricado de todos os tempos.

O primeiro voo deste avião foi realizado na URSS em 1955. Entre 1976 e 1988, aeronaves MiG-21 cubanas foram enviadas a Angola para combater a guerrilha.

2. MiG-23

Uso atual na América Latina: Cuba.

O primeiro caça com asa de geometria variável do mundo foi construído em 1970. Foram produzidos cerca de 5 mil aviões MiG-23.

Enquanto na Rússia o avião foi retirado de serviço em 1994, eram 24 MiG-23ML/MF/BN/UB que serviam a Força Aérea de Cuba, mas já não voam mais.

3. MiG-29

Uso atual na América Latina: Cuba e Peru.

MiG-29 Fulcrum da Força Aérea Peruana

Os engenheiros aeronáuticos soviéticos Mikoian e Gurêvitch desenharam o caça de quarta geração MiG-29 nos anos 1970. Esses aviões entraram em uso na URSS em 1983.

A Força Aérea de Cuba recebeu os primeiros 12 MiG-29 em 1989. Já o Peru contava com 19 caças MiG-29, mas informações recentes indicam que os aviões não estão voando.

4. Su-22

Uso atual na América Latina: Peru

O caça-bombardeiro soviético Su-22 realizou o primeiro voo em 1966 e foi exportado para diversos países em todo o mundo.

As Forças Aéreas peruanas adquiriram 32 aeronaves Su-22 entre 1977 e 1980. Embora os militares do Peru oficialmente tenham retirado esses aviões de operação em 2006, ainda há 11 desses caças-bombardeiros em “estado de reserva”.

O Peru utilizou os aviões durante Guerra do Cenepa, em 1995, contra o Equador. Também foram os Su-22 que atacaram a oeste de Lima um C-130 norte-americano em 1992. No incidente, um membro da tripulação norte-americana morreu e seis ficaram feridos.

5. Su-30

Uso atual na América Latina: Venezuela

Sukhois Su-30MKV da Venezuela

Versão modernizada do caça de múltiplas funções Su-27, o Su-30 foi desenhado em 1989 para defender as fronteiras da URSS como um caça de longo alcance.

Em 2006, a Venezuela começou a adquirir as primeiras unidades desta aeronave, recebendo um total de 24 Su-30MKV.

FONTE: Russia Beyond

NOTA DO PODER AÉREO: O jornalista Santiago Rivas do site argentino parceiro Pucará enviou um comentário sobre a matéria reproduzida do Russia Beyond, trazendo informações mais recentes:

  • Os MiG-23, Su-22 e MiG-29 não estão voando mais;
  • Cuba só tem dois MiG-21 operacionais;
  • Os MiG-29 peruanos estão em terra e talvez não voltem a voar;
  • Os Su-22 estão sem voar há uma década;
  • Os MiG-23 e MiG-29 cubanos também estão sem voar há uma década.
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