Jatos da OTAN foram acionados centenas de vezes em 2021 para proteger o espaço aéreo aliado

9

Os caças da OTAN decolaram cerca de 370 vezes pela Europa em 2021, principalmente para verificar aeronaves voando sem aviso prévio perto do espaço aéreo aliado. Cerca de 80 por cento das missões, 290 no total, foram em resposta a voos de aeronaves militares russas

A maioria das interceptações em 2021 ocorreu na região do Báltico, onde a OTAN opera uma missão de policiamento aéreo para a Estônia, Letônia e Lituânia.

A OTAN tem missões semelhantes para a Albânia, Montenegro, Macedônia do Norte e Eslovênia. Os aliados também ajudam a policiar os céus da Romênia, Bulgária e Islândia.

Geralmente, as interceptações ocorreram sem incidentes enquanto os aviões da OTAN decolavam para identificar a aeronave que se aproximava e escoltá-la para fora da área. Muito poucos voos interceptados entraram no espaço aéreo aliado.

Em toda a Europa, mais de 60 jatos da OTAN estão em alerta máximo o tempo todo, prontos para responder a voos militares não anunciados, bem como a aeronaves civis que perdem comunicação com os controladores de tráfego aéreo por qualquer motivo – que pode variar de problemas técnicos a sequestros.

A OTAN tem dois centros de operações aéreas – um na Alemanha, cobrindo o norte da Europa, e um na Espanha, cobrindo o sul – que monitoram todos os movimentos aéreos na Europa.

FONTE: NATO/OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte

wpDiscuz