A indústria de aviação chinesa está encerrando a produção de aeronaves de combate e os trabalhos de voo de teste programados para 2021 na última semana do ano, com muitas empresas já terminando suas tarefas enquanto outras estão fazendo suas produções finais.

Apesar dos desafios, incluindo surtos ocasionais de COVID-19, a alta qualidade e quantidade das aeronaves atenderá às demandas das forças de aviação de todas as unidades do Exército de Libertação Popular da China (PLA), disseram analistas no domingo (26/12).

Com o último avião de combate pousando na pista da estação de voo de teste da Shenyang Aircraft Corporation sob a estatal Aviation Industry Corporation of China (AVIC) em 15 de dezembro, a empresa Shenyang encerrou a produção do ano e as missões de voo de teste 16 dias antes final do ano, e o número de aeronaves que a empresa produziu e entregou neste ano bateu um recorde, revelou a AVIC em um comunicado divulgado em sua conta de mídia social na sexta-feira (24/12).

A empresa com sede em Shenyang produz o jato de combate J-15 para porta-aviões e o jato de combate multifunção J-16. É também responsável pelo desenvolvimento do jato de combate stealth FC-31.

J-15
J-16D
Primeiro protótipo da versão naval do caça FC-31 (J-35) acompanhado de um J-16

Uma versão altamente atualizada do J-15 foi recentemente revelada pela empresa Shenyang, e a variante de guerra eletrônica do J-16, o J-16D, fez sua estreia no Airshow China 2021 em setembro.

A AVIC Changhe Aircraft Industry (Group) Corporation Ltd, que produz helicópteros incluindo o helicóptero de ataque Z-10 e o helicóptero de transporte Z-8, também concluiu as tarefas de produção e entrega em 15 de dezembro, disse a AVIC em um comunicado.

Uma foto anexada ao comunicado mostra o voo de teste de uma variante do Z-8, ou seja, o Z-8C, um tipo de helicóptero de transporte visto desdobrado no navio de assalto anfíbio Tipo 075 da Marinha do PLA.

O fabricante do grande avião de transporte Y-20, AVIC Xi’an Aircraft Industry Group Company Ltd, concluiu o último lote de voos de teste na quarta-feira (22/12), nove dias antes do final do ano, disse a AVIC.

Tang Changhong, projetista-chefe do Y-20, revelou no Airshow China 2021 que a aeronave realizou testes de voo com dois tipos de motores desenvolvidos localmente na época.

Uma variante do avião-tanque Y-20 também foi vista em um exercício perto da ilha de Taiwan pela primeira vez em novembro.

Xi’an Y-20

A AVIC Harbin Aircraft Industry Group Co Ltd, que fabrica o helicóptero utilitário Z-20 e o helicóptero da série Z-9/19, encerrou a produção de 2021 e as missões de voo de teste na sexta-feira, estabelecendo um novo recorde no número de aeronaves entregues, apesar do negativo impacto da COVID-19, a AVIC anunciou no comunicado.

Conhecida como a fabricante do jato de combate stealth J-20 e do jato de combate J-10, a AVIC Chengdu Aircraft Industrial Group Co Ltd revelou em 10 de dezembro em uma postagem na mídia social que a empresa recentemente quebrou recordes em termos de entrega de aeronaves devido à alta demanda, e estava se esforçando para encerrar o ano de 2021.

A AVIC Shaanxi Aircraft Industry (Group) Co Ltd, produtora de uma ampla variedade de aeronaves de missão especial, incluindo a aeronave de alerta antecipado KJ-500 e a aeronave de guerra antissubmarino Y-8, está fazendo a corrida final para completar a meta anual de entrega apesar da grave epidemia de COVID-19 em curso, disse a empresa em sua conta na mídia social na sexta-feira.

Outras filiais da AVIC também estão em vias de terminar a produção, e boas notícias chegarão dentro de alguns dias, disse a AVIC.

Em um momento em que a Força Terrestre do PLA está se esforçando para construir uma poderosa força de assalto aéreo com helicópteros avançados, a Marinha do PLA está preparando aeronaves de asa fixa e helicópteros para seus porta-aviões e navios de assalto anfíbios, e a Força Aérea do PLA está buscando construir ainda mais uma força estratégica, a indústria de aviação da China está desempenhando um papel importante ao satisfazer essas altas demandas, disse um especialista militar baseado em Pequim ao Global Times no domingo, solicitando anonimato.

Z-10
Z-19, baseado no AS365 Dauphin francês
Z-8L
KJ-500
J-20

FONTE: Global Times

wpDiscuz