A Malásia espera comprar toda a frota de jatos multifuncionais F/A-18 Hornet do Kuwait, embora as discussões entre os dois governos sobre a venda ainda não tenham começado.

Falando durante uma sessão de perguntas e respostas no parlamento da Malásia, o vice-ministro da Defesa do país, Ikmal Hisham Abdul Aziz, disse que o país do sudeste asiático está tentando comprar a frota de 33 jatos da Força Aérea do Kuwait em totalidade.

Ele observou que os Hornets do Kuwait ainda estão em boas condições com horas de voo relativamente baixas e acrescentá-los ao inventário da Força Aérea Real da Malásia, ou RMAF, “definitivamente aumentará o nível de preparação e capacidade da RMAF na salvaguarda do espaço aéreo do país.”

Ele também acrescentou que o país planeja operar o tipo até 2035.

A Malásia opera atualmente uma frota de oito caças F/A-18D de dois assentos na função de defesa aérea e ataque, servindo ao lado de 18 jatos Sukhoi Su-30MKM Flanker-H de fabricação russa. Os Hornets foram adquiridos em 1997 e foram atualizados na última década.

O país provavelmente enfrentará competição de outras partes interessadas, já que a Tunísia também está interessada em comprar os jatos.

Qualquer comprador potencial também precisará da permissão do governo dos EUA para concluir a venda.

FONTE: Defense News

wpDiscuz