Reino Unido e Japão desenvolverão futuro demonstrador de motor a jato para caça
Os dois países anunciam planos para desenvolver um futuro demonstrador de motor de caça e concordam em explorar novas tecnologias de combate aéreo
- Reino Unido e Japão desenvolverão demonstrador conjunto de motores a jato
- Parte crucial da Estratégia de Combate Aéreo do Reino Unido, apoiada por £ 2 bilhões nos próximos quatro anos
- Memorando de Cooperação assinado para possibilitar futuras oportunidades de desenvolvimento
O trabalho conjunto no demonstrador de motor terá início no início do próximo ano, com o Reino Unido investindo inicialmente £ 30 milhões em planejamento, projetos digitais e desenvolvimentos de fabricação inovadores.
Espera-se que mais £ 200 milhões de financiamento do Reino Unido sejam destinados ao desenvolvimento de um sistema de propulsão demonstrador em grande escala, apoiando centenas de empregos altamente qualificados, incluindo muitos nas instalações da Rolls-Royce em Filton em Bristol.
Nos próximos quatro anos, o Reino Unido está investindo mais de £ 2 bilhões em seu maior esforço nacional e internacional para projetar um Sistema Aéreo de Combate do Futuro líder mundial. Paralelamente, por meio de seu programa F-X, o Japão está procurando desenvolver uma futura aeronave de caça em escala de tempo semelhante para substituir a aeronave F-2.
Tendo explorado as oportunidades com o Japão em futuros sistemas de combate aéreo por algum tempo, ao lado da crescente parceria do Reino Unido com as nações europeias, as discussões se aceleraram após uma reunião entre o secretário de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, e o ministro da Defesa do Japão, Nobuo Kishi, em Tóquio, no verão.
A parceria internacional permanece no centro da abordagem do Reino Unido para o combate aéreo, conforme estabelecido na Estratégia Aérea de Combate publicada em 2018.
O Reino Unido e o Japão também concordaram com um ‘Memorando de Cooperação’ que permite que ambas as nações busquem tecnologias conjuntas. Juntos, os Ministérios da Defesa do Reino Unido e do Japão explorarão a viabilidade de mais colaboração de subsistemas ao longo de 2022. No Reino Unido, este trabalho será realizado pelos parceiros da indústria Team Tempest: BAE Systems, Leonardo UK, MBDA UK e Rolls-Royce.
Esta notícia segue os planos anunciados no Documento do Comando de Defesa do Reino Unido, publicado em março de 2021, para aprofundar e expandir as relações industriais de defesa na região Indo-Pacífico, incluindo o Japão.
Também ocorre depois que o HMS Queen Elizabeth e seu Carrier Strike Group navegaram para o Japão em seu primeiro desdobramento operacional, e o anúncio de outubro de que o Reino Unido e o Japão iniciariam negociações formais para aumentar a cooperação de defesa bilateral.
FONTE: Governo do Reino Unido