Caça Typhoon da RAF destrói drone na Síria
O evento foi o primeiro engajamento ar-ar operacional conduzido por um Typhoon da RAF, e também o primeiro disparo de míssil ar-ar da RAF durante a Operação SHADER
Um Typhoon da Força Aérea Real derrubou um pequeno drone hostil na Síria, que representava uma ameaça para as forças da coalizão na área.
Este evento sem precedentes foi o primeiro combate ar-ar operacional conduzido por um Typhoon da RAF, e também o primeiro disparo de míssil ar-ar da RAF durante a Operação SHADER – a contribuição do Reino Unido para a Coalizão Global contra o Daesh.
O Secretário de Defesa Ben Wallace disse:
– Este ataque é uma demonstração impressionante da capacidade da RAF de derrubar alvos hostis no ar que representam uma ameaça às nossas forças.
– Continuamos a fazer tudo o que podemos ao lado de nossos parceiros da Coalizão para erradicar a ameaça terrorista e proteger nosso pessoal e nossos parceiros.
O engajamento ocorreu em 14 de dezembro, quando a atividade de drones foi detectada acima da base da Coalizão Al Tanf, na Síria. À medida que o drone continuava em sua rota, ficou claro que ele representava uma ameaça às forças da Coalizão.
Os Typhoon da RAF conduzindo patrulhas de rotina na área foram encarregados de investigar. Apesar do pequeno tamanho do drone torná-lo um alvo muito desafiador, ele foi abatido com sucesso usando um Míssil Aéreo de Curto Alcance Avançado (ASRAAM – Advanced Short Range Air to Air Missile) e a ameaça eliminada – um tributo à habilidade e profissionalismo dos pilotos da Força Aérea Real.
Isso ocorre várias semanas depois que a RAF eliminou com sucesso uma ameaça terrorista conhecida na Síria usando um Reaper pilotado remotamente e armado com mísseis Hellfire.
A Coalizão Global contra o Daesh libertou oito milhões de pessoas em 110.000 quilômetros quadrados da tirania do Daesh no Iraque e na Síria.
No entanto, o Daesh ainda é uma ameaça. O Reino Unido continua firmemente comprometido em trabalhar com nossos parceiros da coalizão e as Forças de Segurança do Iraque para degradar ainda mais o grupo terrorista.
FONTE: Ministério da Defesa do Reino Unido