O primeiro lote de jatos Rafale de fabricação francesa será entregue à Força Aérea Helênica em janeiro, na 114ª Ala de Combate, em Tanagra.

Os seis primeiros, de um total planejado de 24 caças franceses a serem adquiridos pela Força Aérea Helênica, poderão atender imediatamente às necessidades operacionais, pois seus pilotos já concluíram o treinamento na França.

O Ministério da Defesa decidiu que o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Helênica (HAFGS), Tenente-General Georgios Blioumis, estará presente para a entrega dos aviões, pois foi durante o seu mandato que foi decidida a decisão de adquirir os Rafales.

Blioumis, que tem servido como Chefe do Estado-Maior Geral por quase três anos, é creditado pelo fato de que ele e sua equipe administraram em circunstâncias difíceis para garantir a conclusão de todo o treinamento, integração e adaptação do pessoal aos Rafales.

A entrega dos 12 caças restantes já adquiridos ocorrerá nos próximos dois anos.

Enquanto isso, nos próximos dias, estão previstos os procedimentos para a compra de mais seis caças do mesmo tipo para que o número total de Rafales se transforme em um esquadrão completo de 24 aeronaves.

Para o efeito, o Ministro da Defesa Nikos Panagiotopoulos concluiu o processo para aquisição das seis aeronaves adicionais, enquanto os detalhes serão apresentados às comissões competentes do Parlamento Helênico nos próximos dias, para que os procedimentos pertinentes possam avançar.

O caso da aquisição das três novas fragatas FDI francesas também deverá ser apresentado ao Parlamento nos próximos dias.

FONTE: ekathimerini.com

wpDiscuz