Moscou. 9 de dezembro. Interfax-AVN – O caça russo Su-57 estará armado com armas hipersônicas e a partir de 2027 o avião irá para as tropas com um novo motor, Andrei Yelchaninov, disse o primeiro vice-presidente do conselho da Comissão Militar-Industrial Russa (MIC), em uma entrevista à Interfax.

“Os testes da aeronave com o novo motor devem ser concluídos até 2024. Para o período de 2025, será lançado a produção em série de uma aeronave com motor de segundo estágio e em 2026, o recebimento da primeira aeronave com novo motor. O fornecimento da aeronave com novo visual está previsto no novo programa de armamento do estado a partir de 2027. Será cerca de 25 das 76 aeronaves. Dentro da estrutura do contrato de longo prazo já concluído”, disse Yelchaninov.

Segundo ele, já é visível um forte aumento da demanda do Ministério da Defesa de Federação Russa por esse complexo de aviação.
“Em um futuro próximo, o Su-57 será capaz de usar armas hipersônicas, o míssil já está pronto”, disse Yelchaninov.

Novo motor Project 30 para o Su-57

O Su-57 é um caça multifunção de quinta geração projetado para destruir todos os tipos de alvos aéreos em combates de longo e curto alcance, derrotar alvos terrestres e de superfície do inimigo enquanto supera os sistemas de defesa aérea. Seu primeiro voo ocorreu em 29 de janeiro de 2010.

No final de 2020, o primeiro Su-57 de série foi aceito nas Forças Aeroespaciais Russas. Até o final de 2024, os militares russos planejam receber mais 22 dessas aeronaves. No total, 76 caças de quinta geração serão produzidos até 2028, que equiparão três regimentos aéreos.

Anteriormente, foi relatado que os primeiros Su-57s serão produzidos já em forma de série, mas com motores da geração anterior. O motor de “segundo estágio” (Saturn Product 30 da UEC), que dará ao Su-57 velocidade de cruzeiro supersônica, iniciou os testes de voo em dezembro de 2017.

Comparação entre o acabamento do Su-57 protótipo e o de série

FONTE: Militarynews.ru

wpDiscuz