Ministério da Defesa do Reino Unido diz ter recuperado destroços do F-35B que caiu no mar; militar foi preso por ter vazado vídeo do acidente

146

O Ministério da Defesa do Reino Unido disse que os destroços de um caça F-35B Joint Strike Fighter da Royal Air Force (RAF), que caiu no Mar Mediterrâneo logo após decolar do porta-aviões da Marinha Real HMS Queen Elizabeth no mês passado, foram recuperados.

“As operações para recuperar o F-35 do Reino Unido no Mar Mediterrâneo foram concluídas com sucesso” e “não há perigo ou comprometimento de equipamentos sensíveis da aeronave”, disse um comunicado do Ministério da Defesa, publicado pelo jornal The Sun. A publicação disse que levaram duas semanas para localizar a aeronave no fundo do mar e mais uma semana para trazê-la à superfície com sucesso.

O F-35B da Força Aérea Real (RAF) do Esquadrão No. 617, os “Dambusters”, mergulhou no Mediterrâneo em 17 de novembro de 2021, por razões ainda desconhecidas. O piloto ejetou e foi recuperado com segurança.

Um informe anterior sugeriu que o motor da aeronave ingeriu uma capa protetora e que o piloto havia tentado abortar a decolagem sem sucesso, depois que ficou claro que a aeronave não alcançaria velocidade suficiente para decolar, mas isso ainda não foi confirmado.

Uma fonte confiável, que deseja não ser identificada, disse que um militar foi preso em conexão com o vazamento da filmagem que mostra a ejeção do piloto do F-35B e a queda da aeronave.

wpDiscuz