Dois novos drones de combate secretos estão em construção, disse o secretário da Força Aérea dos EUA

51

A divulgação é a indicação mais forte de que a USAF está apostando em sistemas de armas autônomos para obter uma vantagem na competição militar cada vez mais acirrada com a China

SIMI VALLEY, Califórnia – A Força Aérea dos EUA buscará financiamento para desenvolver dois programas secretos de drones de combate no próximo ano, projetados para operar ao lado de caças e bombardeiros, disse o secretário da Força Aérea Frank Kendall ao POLITICO.

“Eu tenho dois que vou ter no orçamento do FY 23 de alguma forma”, disse Kendall em uma entrevista no Fórum de Defesa Nacional Reagan no sábado (4/12). “Ambos são veículos de combate aéreo não tripulado, plataformas não tripuladas projetadas para funcionar em conjunto com aeronaves de caça como o caça Next Generation Air Dominance, o F-22 ou o F-35. Por outro lado, eles trabalham em conjunto com bombardeiros como o B-21.”

Ele disse que a existência dos programas será divulgada formalmente no pedido de orçamento, que irá ao Congresso no início do ano que vem, mas os detalhes serão sigilosos.

“Estes serão programas secretos reconhecidos”, explicou Kendall, “mas vou tentar fazê-los começar em 2023”.

FONTE: Politico.com

wpDiscuz