Governo do Canadá anuncia marco importante no processo de substituição dos caças a jato do país

25

1 de dezembro de 2021 – Gatineau, Quebec – Public Services and Procurement Canada

Como parte de sua política de defesa, Strong, Secure, Engaged, o Governo do Canadá está adquirindo 88 caças avançados para a Força Aérea Real Canadense (RCAF) por meio de um processo competitivo que garantirá que os requisitos da RCAF sejam atendidos, garantindo o melhor valor para canadenses.

Hoje, o Governo do Canadá anunciou que após a avaliação das propostas apresentadas, 2 licitantes permanecem elegíveis no processo de aquisição competitivo do Projeto de Capacidade de Caça do Futuro:

  • Governo sueco – SAAB AB (publ) – Aeronáutica com Diehl Defense GmbH & Co. KG, MBDA UK Ltd. e RAFAEL Advanced Defense Systems Ltd., e
  • Governo dos Estados Unidos – Lockheed Martin Corporation (Lockheed Martin Aeronautics Company) com Pratt and Whitney.

As propostas foram avaliadas rigorosamente em elementos de capacidade, custo e benefícios econômicos. A avaliação também incluiu uma avaliação do impacto econômico.

Nas próximas semanas, o Canadá finalizará as próximas etapas do processo, que, com base em uma análise mais aprofundada das 2 propostas restantes, pode envolver o prosseguimento das negociações finais com o licitante melhor classificado ou a entrada em um diálogo competitivo, em que os 2 licitantes restantes teriam a oportunidade de melhorar suas propostas.

O Governo do Canadá continua a trabalhar para a adjudicação do contrato em 2022, com a entrega das aeronaves já em 2025.

Saab Gripen na DEFSEC2021
Mockup do F-35 com as cores do Canadá

Fatos rápidos

  • Esta aquisição é o investimento mais significativo na RCAF em mais de 30 anos e é essencial para garantir a segurança e proteção dos canadenses e cumprir as obrigações internacionais.
  • O Governo do Canadá lançou um processo competitivo aberto e transparente para adquirir novos caças em 2017.
  • As autoridades mantiveram amplo contato com fornecedores, incluindo as indústrias aeroespacial e de defesa canadenses, para garantir que estivessem bem posicionados para participar da aquisição.
  • Uma solicitação formal de propostas foi lançada aos fornecedores elegíveis em julho de 2019. Ela foi encerrada em julho de 2020.
  • A Política de Benefícios Industriais e Tecnológicos do Canadá, incluindo a Proposta de Valor, se aplica a esta aquisição. Espera-se que isso gere empregos de alto valor e crescimento econômico para as empresas aeroespaciais e de defesa canadenses nas próximas décadas.
  • Um monitor de justiça independente supervisiona todo o processo para garantir condições equitativas para todos os licitantes.
  • Um revisor independente terceirizado também foi contratado para avaliar a qualidade e a eficácia da abordagem de aquisição.

DIVULGAÇÃO: Governo do Canadá

wpDiscuz