Saab expõe na ExpoDefensa 2021 e oferece seu caça Gripen para a Força Aérea Colombiana

58

Gripen E armado com 7 mísseis ar-ar Meteor

No marco da ExpoDefensa 2021 que se realiza em Bogotá, Colômbia, a empresa sueca Saab oferece uma ampla gama de produtos na área de segurança e defesa. Um dos produtos com destaque nesta exposição é o Saab Gripen, caça com grande capacidade para atender às necessidades da Força Aérea Colombiana.

Entre as qualidades que aprimoram o Gripen como alternativa para a Força Aérea Colombiana está a capacidade de ser um caça interoperável e multifuncional, capaz de realizar com sucesso uma variedade de missões Ar-Ar, Ar-Terra, bem como funções especializadas, como inteligência, vigilância e reconhecimento.

E, graças ao seu avançado sistema de suporte à missão, o piloto pode operar em diferentes funções simultaneamente, pois o Gripen pode integrar uma ampla variedade de armas para todos os tipos de missões. A aeronave oferece consciência situacional total graças ao datalink tático e ao sistema de fusão multicamadas que combina informações de todos os sensores, incluindo o radar AESA.

Outros aspectos que afetam a proposta do Saab Gripen para a Colômbia estão na operação da aeronave, que seria sem restrições de uso, com total independência para o usuário. Isso, somado à oferta de uma “solução de financiamento flexível”, garantida pelo Governo da Suécia, sem dúvida torna o Gripen um modelo certamente “atraente” para ser adquirido pela Força Aérea Colombiana.

Na ExpoDefensa 2021, um simulador de voo Saab Gripen de alta definição foi instalado no estande da Saab. Além disso, outros produtos importantes da empresa estão em exposição, como:

  • Soluções AEW&C para vigilância aérea
  • Simulador de defesa aérea RBS 70 NG
  • Família de radar Giraffe
  • Soluções navais como o 9LV Combat System e o submarino A26

Deve-se lembrar que a Força Aérea Colombiana (FAC) opera uma frota de caças IAI Kfir desde 1991, os quais, embora tenham sofrido várias modificações e atualizações, necessitam de substituição.

A FAC estaria verificando as opções disponíveis além do Saab Gripen, como o Lockhedd Martin F-16 e o ​​Typhoon.

FONTE: Saab, via TallyHo

wpDiscuz