Força Aérea Real Australiana dá adeus aos F/A-18A/B Classic Hornets
Após mais de 30 anos de serviço dedicado à Força Aérea Real Australiana, a frota australiana de F/A-18A/B Classic Hornets aposentou-se para dar lugar ao caça F-35A Lightning II de quinta geração.
Os poucos Classic Hornets que estavam em atividade – que têm sido empregados na defesa da nação desde 1985 – foram retirados de serviço. A cerimônia ocorreu no dia 29 de novembro na Base de Williamtown e contou com a participação do Ministro da Defesa, Hon Peter Dutton MP, o Chefe da Força Aérea, Marechal do Ar Mel Hupfeld, aviadores da força e parceiros da indústria.
As aeronaves pertenciam ao No. 75 Squadron, baseado em Tindal, perto de Katherine no Território do Norte; e foi o último esquadrão de Classic Hornet a mudar para o F-35A.
O marechal do ar Hupfeld, piloto de F/A-18A/B e instrutor de combate de caça, elogiou a capacidade extraordinária que os Classic Hornets proporcionaram ao poder aéreo australiano e a contribuição que eles deram em tantos teatros de combate.
“É bastante apropriado que no ano do Centenário da Força Aérea nós possamos nos despedir do Classic Hornet, um caça a jato que tem sido parte integrante da capacidade de defesa da Austrália por mais de três décadas”, disse ele.
“À medida que o tempo do Classic Hornet chega ao fim após quase 408.000 horas de voo no total, é hora de fazer a transição para a letalidade avançada, capacidade de sobrevivência e suporte entregues pelo F-35A Lightning II
O marechal Hupfeld também observou que o Classic Hornet foi uma aeronave especial para a Força Aérea e uma peça importante da história da aviação australiana.
“O primeiro desdobramento operacional do Hornet ocorreu entre novembro de 2001 e maio de 2002 sob a Operação Slipper, após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.
“O governo australiano concordou em desdobrar os F/A-18A/B para proteger a principal base aérea da Força Aérea dos Estados Unidos na ilha de Diego Garcia, no Oceano Índico, que estava sendo usada para realizar operações no Afeganistão, disse o marechal Hupfeld.
“Em fevereiro de 2003, tive o privilégio e a honra de comandar pessoalmente o contingente de 14 Hornets e o pessoal do Esquadrão No. 75 que foi desdobrado no Iraque sob a Operação Falconer como parte da contribuição da Austrália para a guerra contra o terrorismo.
“Este foi o primeiro desdobramento operacional de combate de caças australianos desde a Guerra da Coreia, e nossos aviadores e aeronaves tiveram um desempenho acima das expectativas.”
O Comandante da RAAF, Vice-Marechal Joe Iervasi, AM, CSC, também um experiente piloto de F/A-18A/B, refletiu sobre o emprego operacional mais recente do Classic Hornet e o futuro da capacidade de combate aéreo da Austrália.
“De 2014 a 2018, os esquadrões de F/A-18A/B Hornet foram desdobrados na Operação Okra como parte da Coalizão Global para derrotar o Daesh.
“Mais uma vez com desempenho acima das expectativas, na Okra, os Classic Hornets voaram em 1.937 missões, acumulando 14.780 horas de voo e lançando aproximadamente 1.600 munições”, disse o vice-marechal Iervasi.
“Embora eu esteja triste por ver esta incrível aeronave encerrar seu papel de sentinela dos céus australianos, é um momento emocionante para a Força Aérea ao entrarmos em nosso segundo século com o F-35A entregando poder aéreo de combate como parte de uma força conjunta em rede, para assegurar a capacidade da ADF de deter ou derrotar ameaças aos interesses da Austrália.”
FONTE: Departamento de Defesa da Austrália