Chefe da Força Aérea Italiana prevê que os programas FCAS e Tempest irão eventualmente se fundir

82

Segundo a Reuters, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Italiana disse aos membros dos comitês parlamentares de defesa que os programas do Future Combat Air System (FCAS) e Tempest terão que se fundir em um único projeto, eventualmente.

“Mas é natural que essas duas realidades se fundam em uma, porque investir enormes recursos financeiros em dois programas equivalentes é impensável”, disse o general Luca Goretti.

Ele também explicou que a Itália aderiu ao programa Tempest, pois oferece uma parcela maior de trabalho em comparação com o FCAS.

Os dois programas europeus para desenvolver os sistemas de combate aéreo de 6ª geração, o Tempest e o Future Combat Air System (FCAS) estão em desenvolvimento em paralelo e são futuros concorrentes, mas dentro de alguns anos esta situação pode mudar.

O programa FCAS envolve Espanha, Alemanha e França; enquanto a equipe Tempest consiste no Reino Unido, Itália e Suécia.

Enquanto a Grã-Bretanha está trabalhando no Tempest com o objetivo de substituir sua aeronave Eurofighter Typhoon em 2040, França, Alemanha e Espanha estão trabalhando no projeto rival FCAS para substituir o Rafale francês e os Eurofighters alemães e espanhóis no mesmo período.

Concepção artística do FCAS
Maquete do futuro caça Tempest
wpDiscuz