Caça F-35B britânico caiu no Mediterrâneo porque capa protetora contra chuva(*) não foi removida adequadamente, temem os investigadores
Oficiais acreditam que a capa protetora contra chuva foi sugada pelo motor do avião stealth F-35B Lightning II quando ele decolou do convés de voo do porta-aviões HMS Queen Elizabeth, forçando o piloto a ejetar.
O pessoal da Marinha Real Britânica relatou ter visto a capa flutuando no mar próximo ao porta-aviões da Grã-Bretanha após o acidente no Mediterrâneo.
Fontes disseram que o piloto da RAF percebeu o problema e tentou abortar a decolagem, mas não foi capaz de parar o avião antes do fim da pista do navio.
O Reino Unido trabalha com os EUA e a Itália para recuperar a aeronave, que se acredita estar a mais de um quilômetro abaixo da superfície, em meio a temores de que a Rússia tentaria resgatar os destroços para descobrir tecnologia secreta a bordo.
Fontes disseram ao jornal The Sun que o pessoal naval percebeu o problema “quase imediatamente”, porque as regras sobre a remoção das capas dos motores antes dos voos são “incrivelmente rígidas”.
“A equipe de solo faz isso e é incrivelmente rígida. Depois disso, o piloto dá a volta na aeronave (check pré-voo).
Ao mergulhar em águas internacionais, o acidente desencadeou uma corrida para encontrar o avião da próxima geração antes que pudesse ser alcançado por potências estrangeiras.
É o primeiro acidente para a frota de F-35B da RAF e para o porta-aviões de £ 3 bilhões que deixou o Reino Unido há sete meses.
A tecnologia a bordo da aeronave projetada pelos EUA, incluindo radar e sensores ultrassecretos, é extremamente sensível, pois permite que o F-35 voe ‘invisível’ em território hostil a velocidades supersônicas.
A operação de resgate do F-35B é envolta em sigilo, com mergulhadores, minissubmarinos e bolsas infláveis que podem ser usadas para içar o avião até a superfície do Mediterrâneo.
FONTE: Daily Mail
NOTA DO EDITOR: (*) Na tradução, foi mantido o termo utilizado pela fonte. Porém, o termo correto é “Jet Engine Inlet Cover”, ou capa protetora para tomada de ar. Estas capas possuem funções diversas como impedir a entrada de objetos estranhos que podem danificar o motor (FOD) ou mesmo eventos meteorológicos severos.