Índia oferece caça LCA Tejas Mk1A à Argentina com possibilidade de substituição de componentes

173

O diretor da estatal indiada Hindustan Aeronautics Limited R. Madhavan confirmou ao Business Standard que a Índia ofereceu oficialmente seus jatos LCA Tejas Mk1A para a Argentina.

No mês passado, o Infodefensa, jornal militar sul-americano, entrevistou o brigadeiro Xavier Julian Isaac, chefe da Força Aérea Argentina, onde havia confirmado o recebimento de uma carta de intenção da HAL para participar da licitação de 12 jatos que a Argentina pretende adquirir.

Madhavan também disse que a HAL se ofereceu para substituir componentes principais como a sonda de reabastecimento a bordo da Cobham fornecida pela Grã-Bretanha, o cone de nariz de quartzo e assentos de ejeção Martin Baker por outras alternativas. No total, 50 componentes pequenos e grandes poderiam ser substituídos se a Argentina selecionar LCA Tejas Mk1A.

Madhavan acrescentou que o preço oficial do jato será compartilhado com a Argentina até o final deste mês, após considerar o custo de reequipamento de 50 componentes e o fornecimento de sistemas alternativos e componentes de outros fornecedores.

A Força Aérea Argentina decidirá até o “primeiro trimestre do próximo ano” quais aeronaves serão adquiridas. A Argentina recebeu ofertas para o fornecimento do JF-17 da China e do MiG-29 e MiG-35 da Rússia.

FONTE: Zona Militar / IDRW

wpDiscuz