França envia caças Rafale à Guiana para garantir o lançamento do foguete Vega 20
A Força Aérea e Espacial Francesa enviou caças Rafale para garantir o lançamento de três satélites militares do espaçoporto europeu em Kourou, Guiana Francesa.
A Arianespace está se preparando para seu próximo lançamento do espaçoporto europeu em Kourou, Guiana Francesa, que deve ocorrer em 16 de novembro de 2021. Ele marcará o 20º lançamento da espaçonave Vega e o 300º lançamento da família de lançadores Arianespace de o Centro Espacial da Guiana.
Durante sua terceira missão de 2021, o lançador Vega transportará em órbita baixa três CERES (acrônimo francês para ‘Space Electromagnetic Intelligence Capability’) satélites de 450 quilogramas (1.000 libras) cada, para o Ministério das Forças Armadas da França.
Juntos, os três satélites, que devem entrar em serviço em 2022, darão à França sua primeira capacidade de inteligência eletromagnética (SIGINT) vinda do espaço. Como tal, seu lançamento será uma operação altamente segura.
Controlando o espaço aéreo
Para evitar que qualquer ameaça aérea atrapalhe o lançamento, a Força Aérea e Espacial Francesa despachou cinco aeronaves.
“Três aviões Rafale do 30º esquadrão de caça da base aérea 118 Mont-de-Marsan, um avião de reabastecimento C-135 do 31º esquadrão de abastecimento aéreo e transporte estratégico da base aérea 125 Istres e um Boeing E-3F AWACS do 36º esquadrão aerotransportado de comando e controle da base aérea 702 Avord são desdobrados na Guiana Francesa de 11 a 19 de novembro de 2021 ”, disseram os militares franceses na Guiana em comunicado à imprensa divulgado pelo noticiário local France Guyane.
Todos os ativos estão estacionados na base aérea 367 ‘Captain François Massé’. Este último está localizado nas proximidades do Aeroporto Cayenne-Félix Éboué (CAY).
A operação especial de segurança aérea, chamada Bubo, é implementada sempre que um lançador em Kourou transporta para a órbita um sistema com uma aplicação militar.
FONTE: AeroTime Hub