Dubai Airshow 2021: Airbus prevê demanda de aeronaves comerciais para o período de 2021-2040

7
  • A Airbus prevê demanda de 39.000 novos aviões de passageiros e cargueiros até 2040.
  • Segundo a empresa, haverá “necessidade de mais de 550.000 novos pilotos e mais de 710.000 técnicos altamente qualificados nos próximos 20 anos”.

Nos próximos 20 anos, a Airbus prevê que a demanda por transporte aéreo mude progressivamente do crescimento da frota para a retirada acelerada de aeronaves mais antigas e menos econômicas, resultando na necessidade de cerca de 39.000 aeronaves de passageiros e cargueiros recém-construídas, 15.250 delas para substituição.

Como consequência, em 2040, a grande maioria das aeronaves comerciais em operação será de última geração, contra cerca de 13% hoje, melhorando consideravelmente a eficiência de CO2 das frotas de aeronaves comerciais do mundo. Os benefícios econômicos da aviação vão além do setor, contribuindo com cerca de 4% para o PIB global anual e sustentando cerca de 90 milhões de empregos em todo o mundo.

Embora tenha perdido quase dois anos de crescimento durante o período COVID, o tráfego de passageiros demonstrou sua resiliência e deve se reconectar a um crescimento anual de 3,9% ao ano, impulsionado pela expansão das economias e do comércio em todo o mundo, incluindo o turismo. As classes médias, que têm maior probabilidade de voar, crescerão em número em dois bilhões de pessoas, para 63% da população mundial. O crescimento mais rápido do tráfego ocorrerá na Ásia, com a China doméstica se tornando o maior mercado.

A expectativa é que a América Latina demande cerca de 2.500 aeronaves, com predominância de narrowbodies: 88% dos pedidos são de corredor único, enquanto o mercado de aeronaves pesadas deve representar apenas 4% do total.

wpDiscuz