China usa modelos de aviões E-3 AWACS dos EUA como alvos para testes de mísseis balísticos

206

Os aviões E-3 da Força Aérea EUA estariam no topo da lista de alvos da China caso um conflito estourasse entre ela e os Estados Unidos, segundo matéria do The Drive/War Zone.

A inclusão de mockups de aeronaves E-3 Sentry em uma das principais áreas de testes de mísseis balísticos da China no deserto de Gobi mostra que os AWACS estariam entre os alvos de maior prioridade para os mísseis chineses de longo alcance.

Imagens publicadas pelo The War Zone obtidas do Planet Labs datadas de 28 de agosto de 2021, mostram 2 mockups de E-3 em tamanho real posicionados no alvo principal em formato de pista que faz parte de um dos mais bem estabelecidos complexos de teste de armas no deserto de Gobi, na China.

Como os AWACS – 31 aviões compõem a frota da USAF – são grandes multiplicadores de força, destruí-los ajudaria em muito a neutralizar as vantagens americanas no combate ar-ar e na consciência situacional sobre o campo de batalha.

O que é indiscutivelmente o principal alvo dos EUA ao longo da Primeira Cadeia de Ilhas, a extensa Base Aérea de Kadena em Okinawa, também hospeda permanentemente os E-3 da USAF.

Durante qualquer grande troca de tiros entre os EUA e a China, Kadena seria atacada com mísseis balísticos e até mísseis de cruzeiro. Outras bases de reserva importantes, como a Base da Força Aérea de Andersen em Guam ou mesmo a Ilha Wake, também podem hospedar E-3 durante uma crise, incluindo aqueles de Kadena que podem escapar a tempo antes de uma barragem de mísseis.

Aviões E-3 estacionados na Base Aérea de Kadena
Esta imagem, divulgada em março de 2020 pelo analista militar Thomas Shugart no Twitter, mostra outro alvo simulado projetado especificamente para imitar uma aeronave de controle e alerta antecipado E-3 Sentry (AWACS).

wpDiscuz