A subsidiária espanhola da empresa aeroespacial Airbus apresentou seu conceito Advanced Fighter Jet Trainer na semana passada durante a conferência bienal FEINDEF em Madrid, Espanha.

Se selecionado, o AFJT substituirá as aeronaves Northrop F-5M e CASA C-101 Aviojet da Força Aérea Espanhola, que preparam os aviadores para voar EF-18A Hornets e Eurofighter Typhoons.

No final desta década, a Força Aérea Espanhola substituirá seus treinadores de caça de meio século por aeronaves centradas em dados para treinar seus pilotos para voar em jatos de quinta e sexta gerações. E embora um contrato ainda não esteja no horizonte, a Airbus está pronta para começar a construir.

O AFJT é um projeto em folha em branco baseado nos requisitos operacionais da Força Aérea Espanhola, Abel Nin, líder do programa da empresa, disse ao Defense News durante a FEINDEF no dia 5 de novembro.

Atualmente, a aeronave é projetada para medir cerca de 14 metros do nariz à cauda, ​​com uma envergadura de quase 10 metros. A fuselagem de metal será tolerante a danos, resistente à corrosão e fácil de reparar, segundo a Airbus.

Nin espera que um protótipo possa voar quatro anos após o lançamento formal do programa. Enquanto a Força Aérea planeja comprar pelo menos 20 Eurofighter Typhoons para substituir seus EF-18As mais antigos, ela pode optar por comprar mais Typhoons ou F-35 Joint Strike Fighter da Lockheed Martin para substituir sua frota de Hornet completa.

O AFJT será capaz de treinar pilotos para voar EF-18As, Typhoons, F-35s e o jato de combate de sexta geração do Future Combat Air System, disse Nin.

O sistema de treinamento integrado proposto contará com tecnologia construtiva virtual ao vivo, e a Indra está fazendo parceria com a Airbus para desenvolver simuladores, disse Nin.

Embora Madrid seja o principal cliente potencial da Airbus, a AFJT poderia servir a outros países. Representantes da Força Aérea Mexicana participaram do painel de discussão na sexta-feira na FEINDEF, e funcionários da empresa destacaram a França e a Finlândia como possíveis clientes.

“O principal objetivo aqui é iniciar o projeto”, disse Nin.

A Força Aérea Espanhola apresentou o documento de requisitos operacionais para um novo treinador de jato em 2020, disse o tenente-coronel Jesus Gutierrez Gallego, que trabalha com a divisão de planejamento do programa da Força. O serviço não recomenda um fornecedor específico, e agora cabe ao Ministério da Defesa deliberar e decidir se a Airbus receberá o contrato, disse ele ao Defense News.

“Precisamos disso antes que o sistema atual comece a deixar o serviço”, disse ele.

Oficiais da Força Aérea disseram que o F-5M deve começar a se aposentar do serviço entre 2027 e 2030.

Funcionários do ministério na conferência não puderam dizer quando uma decisão sobre o contrato do jato de treinamento pode ser tomada, nem se outras empresas enviaram propostas para a substituição do F-5M.




FONTE: Defense News

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