WASHINGTON, 29 de outubro (Reuters) – O Pentágono testou com sucesso um motor foguete “booster” na quinta-feira, projetado para propulsar um veículo de lançamento que carrega uma arma hipersônica, disse a Marinha dos EUA.

Os Estados Unidos e seus rivais globais intensificaram seus esforços para construir armas hipersônicas Ý a próxima geração de armas que roubam dos adversários o tempo de reação e os mecanismos tradicionais de derrota. Os empreiteiros da defesa esperam capitalizar à medida que fabricam as armas e desenvolvem novos mecanismos de detecção e derrota.

Esta semana, o oficial militar dos EUA confirmou um teste de armas hipersônicas chinesas que, segundo especialistas militares, parece mostrar a busca de Pequim por um sistema orbital da Terra projetado para escapar das defesas antimísseis americanas.

“Estamos dentro do cronograma para o próximo teste de voo do míssil hipersônico comum completo”, disse o vice-almirante Johnny Wolfe Jr, diretor de Programas de Sistemas Estratégicos da Marinha, projetista-chefe do programa. Esse teste de voo, do foguete booster combinado com a arma hipersônica, está programado para acontecer antes do outono de 2022.

Na semana passada, em Kodiak, Alasca, os EUA foram reprovados em um teste de arma hipersônica quando o booster falhou.

Os serviços militares dos EUA usarão o míssil hipersônico comum como base para desenvolver sistemas de armas individuais e lançadores feitos sob medida para lançamento do mar ou da terra.

O míssil hipersônico comum consistirá no motor de foguete sólido de primeiro estágio como parte de um novo impulsionador de mísseis combinado com o corpo de planador hipersônico comum (CHGB – Common Hypersonic Glide Body).

Este teste estático marcou a primeira vez que o motor de foguete sólido de primeiro estágio incluiu um sistema de controle de vetor de empuxo, disse a Marinha. Os sistemas de controle vetorial de empuxo permitem que os motores foguete sejam manobráveis ​​em voo.

Os Programas de Sistemas Estratégicos da Marinha dos EUA realizaram dois testes anteriores do motor de foguete sólido usado no desenvolvimento da capacidade de ataque hipersônico Conventional Prompt Strike (CPS) da Marinha e da Long Range Hypersonic Weapon (LRHW) do Exército.

Os fabricantes de armas Lockheed Martin Corp, Northrop Grumman Corp e Raytheon Technologies Corp, todos elogiaram seus programas de armas hipersônicas no topo de suas divulgações de ganhos trimestrais nesta semana, conforme o foco mundial mudou para o nova corrida armamentista por uma classe emergente de armas.

wpDiscuz