globaleye

O governo sueco decidiu agora que as Forças Armadas podem adquirir novas aeronaves de reconhecimento, alerta aéreo antecipado e comando

O GlobalEye da Saab tem um radar poderoso e outros sensores que aumentam a capacidade de monitorar o espaço aéreo, o mar e o solo, afirma o chefe de aquisições das Forças Armadas suecas, Johan Svensson.

As Forças Armadas orçaram anteriormente a compra de novos aviões de reconhecimento de radar e de comando para substituir os aviões mais antigos do modelo ASC 890.

O Globaleye da Saab tem um radar muito eficiente montado no topo da fuselagem, o Erieye Extended Range, que fornece alcance estendido. Ele também possui vários outros sensores avançados integrados.

Por exemplo, ele pode enviar dados para unidades da Força Aérea, Exército e Marinha. O sistema também deve ser capaz de dar suporte à sociedade por meio da coordenação e gestão dos esforços de resgate em caso de desastres naturais ou acidentes maiores.

“Agora o governo deu às Forças Armadas autoridade para iniciar o processo e as finanças estão em nosso plano de aquisição de materiais”, diz Johan Svensson.

O GlobalEye vai substituir os ASC 890 (Saab 340) AEW&C – Foto: Alexandre Galante

FONTE: Forças Armadas da Suécia

wpDiscuz