Por André Magalhães

Aconteceu na manhã do dia 22 de outubro, na ALA 1, em Brasília (DF), a cerimônia alusiva ao Dia do Aviador e o dia da Força Aérea Brasileira. A data magna da FAB tem como história o voo “do mais pesado que o ar”. Em 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, na França, Alberto Santos Dumont realizou o voo memorável do 14 Bis.

A cerimônia contou com a participação do Presidente da República, de membros do alto comando do exército, do almirantado e da aeronáutica, além de demais autoridades civis e diplomáticas.

Um dos pontos altos da cerimônia militar foi a passagem baixa de um KC-390 Millennium, escoltado por quatro caças F-5EM Tiger II e por o Gripen F-39E (4100), “na posição seis horas”. O Gripen em questão, é o mesmo que chegou ao Brasil em setembro do ano passado e que atualmente encontra-se em fase de certificação, nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto (SP).

Outro ponto de destaque foi a entrega da Medalha do Ordem ao Mérito Aeronáutico a alguns agraciados e a passagem da Esquadrilha da Fumaça, com sete A-29 Super Tucano, encerrando a cerimônia.

FOTOS: André Magalhães

wpDiscuz