China converte caças Shenyang J-6 em aeronaves não-tripuladas
A Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF) iniciou uma conversão maciça de caças Shenyang J-6 em veículos aéreos não tripulados.
As fotos foram tiradas em uma base desconhecida. A cópia chinesa do interceptador MiG-19 soviético foi oficialmente aposentada do serviço pela PLAAF em 2010.
O Comando do Teatro do Leste do Exército de Libertação Popular publicou as fotos de dois Shenyang J-6s em sua conta na mídia social Weibo em uma postagem sobre a cerimônia que marca o início do ciclo de treinamento para o segundo semestre de 2021 para uma brigada de treinamento.
Os números de série de cinco dígitos nos J-6s que identificariam a unidade a que pertencem também foram desfocados digitalmente.
Desde então, vários J-6s foram vistos em imagens de satélite de duas bases aéreas nas províncias costeiras da China, de fronte à Taiwan. As aeronaves nessas bases, Liancheng, na província de Fujian, e Yangtang-li, também conhecida como Xingning, na vizinha província de Guangdong, estão estacionadas em fileiras organizadas.
Relatórios surgiram em 2013 de que a China havia convertido o tipo em aeronaves não tripuladas, para uso como isca contra as defesas aéreas adversárias por causa de seu grande número ou como uma aeronave de combate não tripulada rudimentar.
Uma foto de satélite de Liancheng, tirada em 15 de setembro e fornecida ao Defense News pelo Planet Labs, mostrou 50 caças J-6s no grupo, com nove deles fotografados ao lado da pista de 2.390 metros da base.